;

Saúde financeira: 5 cursos online e gratuitos para se organizar

Saúde financeira: 5 cursos online e gratuitos para se organizar

Não é fácil organizar a vida financeira. Com tantas contas e imprevistos, a saúde financeira pode acabar ficando em último plano.

Para ajudar você nessa jornada, separamos alguns cursos práticos. Online e gratuitos, você pode estudar diretamente da sua casa, sem colocar a mão no bolso.

É realmente importante estudar finanças pessoais?

A vida adulta exige certas obrigações, entre elas, pagar as contas e, de preferência, em dia. Se você já tem uma ou mais fontes de renda, já é uma parte para começar a ter uma vida financeira saudável, basta saber como usar esse dinheiro corretamente!

A falta de educação financeira nas escolas e até mesmo em casa, leva muitas pessoas a cometer erros graves com relação ao dinheiro.

Para ajudar você a ter um planejamento financeiro para conquistar os seus objetivos, em um curso de finanças pessoais, você poderá entender os impactos causados pelos descontroles financeiros, identificar despesas que podem ser cortadas e, a partir disso, criar estratégias para colocar o seu orçamento em dia, até mesmo fazer com que sobre recursos para você investir em outras prioridades.

 

Tenha os melhores benefícios SEM PAGAR ANUIDADE!

Confira nossas dicas e saiba como ter um cartão com anuidade zero Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

5 Cursos de finanças pessoais online e gratuitos

Agora que você já sabe a importância de fazer um curso de finanças pessoais, selecionamos cinco ótimas opções para você aprender!

1. Organização financeira familiar – FGV

Com uma carga horária de 12 horas, o curso oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) é grátis e totalmente online.

Ele é voltado para pessoas que querem conquistar uma vida financeira mais estável e, para isso, oferece treinamento com ferramentas para ajudar você e os demais membros da sua família a montar um planejamento financeiro de acordo com a realidade de cada núcleo familiar.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

2. Curso de finanças pessoais – SENAI

Esse curso é voltado a todas as pessoas que desejam mais motivação, tranquilidade e qualidade de vida por meio da organização de suas finanças pessoais.

O ensino é voltado para profissionais de todas as áreas do conhecimento, como também para pessoas dispostas a desenvolver a habilidade de administrar melhor seus recursos financeiros.

A iniciativa é do Senai EAD, e a inscrição pode ser feita neste link.

3. Finanças Pessoais – Fundação Bradesco

Esse curso é voltado para todas as pessoas que desejam ter equilíbrio nas suas finanças pessoais para conquistar seus objetivos de vida.

Após fazer a inscrição gratuita, você terá 30 dias para concluir esse curso, que é voltado para pessoas a partir dos 15 anos de idade.

Nesse treinamento, você vai aprender a controlar o orçamento, superar os problemas financeiros e aprender a fazer os primeiros investimentos.

Para tanto, basta acessar a página da Fundação.

4. Educação Financeira – XP Investimentos

Esse é um curso introdutório sobre gestão financeira pessoal. Nele, você vai aprender técnicas básicas e fundamentais para gerenciar o seu orçamento mensal, conquistar os seus objetivos e ter uma vida tranquila.

O curso está disponível gratuitamente neste link.

5. Como economizar em tempo de crise – FGV

Nada melhor do que saber como economizar em tempos difíceis, não é mesmo? Por isso, a FGV oferece esse curso totalmente online e gratuito, que tem como objetivo ensinar a todas as pessoas interessadas como manter o orçamento no azul e ainda focar em seus objetivos.

Para se inscrever, basta acessar a página de cursos da instituição.

 

Comece a se organizar!

Confira os próximos passos para organizar suas finanças:

1. Faça um diagnóstico das finanças pessoais

Para isso, coloque-as em uma planilha de orçamento. Visualizar a sua atual situação financeira é fundamental para você equilibrar as finanças e identificar os “ralos” por onde você perde dinheiro e nem percebe.

2. Colchão de emergência

Também chamada de reserva de emergência, o colchão vai garantir que você tenha um fôlego naqueles meses em que o orçamento está mais apertado.

Para tanto, algumas iniciativas, como buscar renda extra para aumentar o orçamento e o corte de despesas desnecessárias, são ações primordiais para garantir mais dinheiro no final do mês, e você poder investir no seu colchão de emergência!

3. Investimento recorrente

Com as finanças equilibradas, com certeza vai sobrar dinheiro para você investir, e é aí que você vai precisar identificar onde investir de forma recorrente o seu dinheiro. Fundos de renda fixa são os investimentos mais indicados para quem está começando.

Agora que você já sabe como se organizar e ter uma vida financeira mais saudável, baixe o e-book exclusivo que preparamos para você. Aqui, ensinamos a como não pagar a anuidade do cartão de crédito e economizar nessa parte também! Aproveite.