;

Principais cuidados com a fatura do cartão de crédito

Principais cuidados com a fatura do cartão de crédito

Um cartão de crédito pode ser o responsável por diversas vantagens, como sua praticidade para comprar produtos e a segurança ao eliminar a necessidade de andar com notas altas no bolso. Mas, e quando a fatura do cartão de crédito chega?

Neste texto, você encontrará informações de suma importância sobre a utilização correta da função crédito do seu cartão. Confira já!

Como funciona o uso do cartão de crédito?

O cartão de crédito é um meio de pagamento que disponibiliza um limite pré-definido para o consumidor. Com ele é possível comprar produtos e serviços, mesmo sem ter o valor total da transação, que será pago de forma parcelada, conforme o vencimento da fatura do cartão de crédito.

Quem optar pelo serviço pode contar com vantagens como o Programa de Relacionamento do cartão, responsável por acumular pontos que poderão ser trocados por serviços e descontos.

Para que o cartão funcione corretamente, ele deve contar com as seguintes informações:

  • Nome do dono;
  • Data de validade;
  • Número do cartão;
  • Chip e /ou tarja magnética;
  • Bandeira, que pode ser MasterCard, Elo ou Visa;
  • Código de segurança, composto por três ou quatro números, geralmente encontrados no verso;
  • Identificação do emissor, ou seja, de qual organização financeira o cartão é;
  • Itens para segurança, tais como hologramas.

Principais utilidades oferecidas pelo cartão de crédito

Normalmente, o procedimento é usado como uma forma de aliviar o bolso de seus consumidores, pois o pagamento da fatura do cartão de crédito pode ser efetuado em até 40 dias após a compra. Dessa forma, é possível se organizar com calma.

O cartão de crédito pode ser ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas. Para as pessoas jurídicas, o nome emitido precisa ser do sócio ou dos funcionários da empresa.

Na hora de aprovar o limite do cartão, o emissor (um banco, por exemplo) deve analisar detalhes como histórico de pagamento e rendas mensais, para, assim, ser possível saber quanto cada pessoa pode gastar por mês sem se complicar quando a fatura do cartão de crédito chegar.

Vantagens oferecidas pelo serviço

O cartão de crédito é muito prático e oferece menos riscos em situações como perda ou roubo. Caso isso ocorra, basta bloquear e fazer o pedido de um novo.

Além da praticidade, quando utilizados para pagar bilhetes de cinema e estacionamentos, por exemplo, contam com terminais próprios, o que  evita filas.

A fatura do cartão de crédito pode ser acessada pelo próprio aplicativo do banco, muitas vezes em tempo real. Dessa forma, é mais tranquilo entender os impostos pagos e organizar todas as contas. Se alguma compra for realizada de forma parcelada, o consumidor consegue saber o dia dos pagamentos futuros com antecedência, para que ocorra todo o planejamento posterior.

Cuidados importantes com a fatura do cartão de crédito

O cartão de crédito permite que o consumidor possa parcelar valores altos. Porém, o uso não consciente do serviço pode se tornar uma grande bola de neve.

As pessoas que escolherem utilizar a função precisam ter em mente que respeitar o limite disponibilizado para uso é essencial pois, caso ele seja excedido, possivelmente serão cobradas taxas de juros. Isso também ocorre se a fatura do cartão de crédito for paga com atraso.

Em casos de parcelamentos em loja, as parcelas em questão comprometem o limite, que irá se restabelecendo conforme as faturas vão sendo pagas. O pagamento precisa ser realizado até o dia de seu vencimento para que tudo funcione corretamente.

Outro ponto extremamente importante é evitar pagar apenas metade da fatura do cartão de crédito, pois aderir a esse tipo de pagamento faz com que os juros cobrados sejam muito altos em comparação a qualquer outro.

Quando o pagamento efetuado diz respeito apenas ao valor mínimo da fatura, os juros cobrados se tornam excessivos e o restante é acumulado no próximo pagamento. É dessa forma que muitas pessoas acabam se endividando e criando problemas até mesmo com os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Além disso, o pagamento mínimo resulta na redução do limite, que será referente apenas à quantidade quitada. O método, por mais atrativo que pareça, pode gerar taxas altas e, ao somar todos os valores, muitas vezes acaba saindo mais caro do que qualquer outra escolha.

Entre todas as situações, é importante colocar o pagamento total da fatura do cartão de crédito sempre em primeiro plano, pois o uso consciente do serviço é a única maneira de fazê-lo valer a pena!

Para maiores informações sobre como realizar o pagamento correto da fatura do cartão de crédito, assim como diversas outras dicas sobre o assunto, não deixe de acessar o site Cartões. Você encontrará tudo o que precisa para conseguir organizar as suas compras e controlar os seus cartões.