;

Cartão de Crédito Pré-Pago: o que é e como contratar?

Cartão de Crédito Pré-Pago: o que é e como contratar?

Nem todo mundo tem a possibilidade de contratar um cartão de crédito, o que acaba dificultando alguns tipos de transações como o pagamento de compras online e o uso de aplicativos de delivery e transporte.

Apesar de as empresas já serem mais flexíveis quanto às opções de pagamento, permitindo o pagamento via boleto ou débito em conta, por exemplo, essa opção ainda não está disponível em todos os sites e este é um exemplo de situação na qual ter um cartão de crédito pré-pago pode ser uma boa saída.

Se você quer entender melhor o que é um cartão de crédito pré-pago, como ele funciona e como solicitar um, continue lendo este artigo!

O que é um cartão de crédito pré-pago?

Um cartão de crédito pré-pago funciona com a função crédito, porém, seu serviço não oferece crédito nem opções de parcelamento ao consumidor.

Ficou confuso? Para explicar melhor, podemos dizer que um cartão de crédito pré-pago tem o funcionamento similar ao de um cartão de débito, onde você deposita o seu dinheiro nele e pode usá-lo em suas compras, só que na função crédito.

Normalmente, as recargas de um cartão de crédito pré-pago podem ser feitas via boleto, transferência bancária ou depósito.

Pontos positivos de um cartão de crédito pré-pago

  • Os cartões de crédito pré-pagos não exigem análise de crédito para aprovação. Ou seja, mesmo que seu nome esteja sujo no SPC ou Serasa, você pode solicitar um;

  • Com um cartão de crédito pré-pago, você consegue pagar suas compras em lojas online com mais praticidade, já que a transação é aprovada na hora (desde que você tenha saldo no cartão), como se fosse um cartão de crédito tradicional. Ele também facilita o pagamento de aplicativos como Uber, Ifood, Spotfy, Netflix, dentre outros, já que alguns deles só aceitam cartão de crédito;

  • Muitos dos cartões pré-pagos são aceitos internacionalmente, então essa também é uma forma de você levar dinheiro para o exterior de uma forma prática e segura. Entretanto, é preciso avaliar as taxas e conversões do seu cartão para não sair no prejuízo.

Pontos negativos de um cartão de crédito pré-pago

  • Fique atento aos limites de saques e transações! A maioria dos cartões de crédito pré-pagos possuem limites de saques diários ou mensais (nacionais e internacionais) e até mesmo limites nos valores de pagamentos. Então, antes de contratar um, consulte esses limites para saber se estão adequados às suas necessidades;

  • Consulte também as taxas e tarifas do cartão de crédito pré-pago antes da contratação. Alguns deles cobram taxas de emissão, manutenção, uso internacional, saque, transferência e até mesmo de recarga. Portanto, dependendo de como você planeja usá-lo, ele pode não ser vantajoso.

Como contratar um cartão de crédito pré-pago?

Você já pode encontrar uma infinidade de cartões de crédito pré-pagos no mercado e muitos deles podem ser contratados em alguns cliques, via site ou app da instituição emissora e alguns até são vendidos em lojas e supermercados.

Confira algumas das opções de cartão de crédito pré-pago que estão disponíveis atualmente (clique nos links para conhecê-los):

E aí, o que você achou do cartão de crédito pré-pago? Para saber ainda mais, confira nosso artigo sobre os cartões pré-pagos Visa.