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Entenda como cancelar uma compra no cartão de crédito e débito

Entenda como cancelar uma compra no cartão de crédito e débito

O uso de cartão de crédito e débito torna o dia a dia mais prático. No entanto, alguns erros em certos pedidos podem resultar em cobranças indevidas ou injustas. Nesse caso, é essencial entender como cancelar uma compra no cartão.

Tanto no débito quanto no crédito ocorre um procedimento específico que você deve seguir para o cancelamento da compra ser bem-sucedido. Tire todas as suas dúvidas e entenda como passar por essas etapas!

Estorno e contestação: o que são e quais as diferenças?

A principal diferença entre uma transação contestada e um estorno é o prazo. O primeiro caso acontece nas compras a prazo, por meio do cartão de crédito. Esse processo serve quando o valor é lançado incorretamente ou quando surge algum problema na compra, por exemplo.

Já o estorno ocorre com operações feitas no cartão de crédito. Você tem até 30 dias para fazer uma reclamação, e a operadora de cartão entrará em contato com a responsável pelos valores do lojista. Se a decisão for favorável, o dinheiro retorna para você.

Quando é possível solicitar o cancelamento?

Solicitar o cancelamento de uma compra feita com um cartão é permitido em alguns casos específicos, então vale a pena ficar de olho. Você poderá recorrer a essa alternativa se:

●     Ocorrer uma compra que você não reconhece/efetuou;

●     houver um lançamento duplicado sobre a mesma conta;

●     se um produto não for recebido, entre outras questões semelhantes.

Se a compra for feita a distância, como em uma loja virtual, você tem direito ao arrependimento. Significa que é possível cancelar o pedido em até 7 dias sem precisar apresentar justificativa.

Como cancelar uma compra no cartão?

Você tem certeza de que a ocorrência se encaixa em um dos casos aceitos? Então é o momento de conhecer os passos para cancelar uma compra no cartão de débito e de crédito; confira quais são!

Cartão de Crédito

O primeiro passo é procurar a empresa na qual a compra foi realizada. Apresente os argumentos e solicite o cancelamento, dentro dos termos previstos. Se tudo correr bem, o próprio negócio fica responsável pelo cancelamento e estorno.

No entanto, pode ser que a situação não seja resolvida. Nesse caso, a recomendação é buscar a operadora de cartão de crédito. Mostre as provas de contato com a empresa e o direito envolvido nesse pedido. A responsável entrará em contato com o lojista, que poderá autorizar o reembolso.

Cartão de Débito

Caso você note um erro no lançamento de valores ou ocorra algum problema ainda na loja, é só solicitar o estorno para o responsável. É um dos meios mais fáceis para cancelar uma compra no cartão, já que tudo é feito em questão de minutos. Você ganhará um recibo, que indica que a transação de reembolso foi feita.

Se o problema for notado mais tarde, é possível entrar em contato com a loja utilizando a nota fiscal e outras provas quanto à falha. Haverá uma solicitação quanto ao estorno, com o dinheiro voltando para a conta.

Se o lojista se recusar e você estiver no seu direito, vale entrar em contato com o banco ou com a operadora.

Em quanto tempo recebo o dinheiro de volta?

Além de saber como cancelar uma compra no cartão, é essencial entender qual é o prazo para que o dinheiro volte para você. Dificilmente o processo é imediato, então, veja o tempo que demora!

Cartão de Crédito

Saber como cancelar uma compra no cartão de crédito também significa entender que a devolução pode demorar um pouco. Em geral, o recebimento do valor é feito na próxima fatura, inclusive como uma espécie de “crédito” de abatimento na cobrança.

Dependendo da política do cartão, o dinheiro pode ser devolvido na conta corrente, com prazo variável para cada processo.

Cartão de Débito

Apesar de algumas ações de estorno serem feitas na mesma hora, a compensação pode durar mais que isso. Em geral, o prazo máximo é de até 30 dias, então é preciso acompanhar as movimentações.

Quando a loja pode negar a devolução do valor?

Existem casos em que a empresa pode se recusar a devolver o valor. É o que acontece se você tiver “violado a garantia” de alguma forma, como ter usado o produto em casos que seja recomendado não fazer isso, se for preciso trocar.

A loja também não é obrigada a fazer a troca após os 7 dias de arrependimento ou se ela tiver sido feita pessoalmente. A menos que haja um defeito específico, um dos erros citados ou uma regra na política de vendas, ela pode recusar.

Quais cuidados tomar antes de cancelar uma compra no cartão?

O primeiro aspecto consiste em garantir que você tem o direito de fazer essa solicitação. Ao saber como cancelar uma compra no cartão, é possível ter uma ideia clara se o seu caso se encaixa em alguma das alternativas para o cancelamento.

Outro cuidado é procurar o setor indicado da empresa e apresentar todos os dados. Desde o começo, registre protocolos, documentos e quaisquer mensagens, pois isso pode ser usado mais tarde.

Na hora de buscar a operadora, tenha a certeza de que é o momento adequado e que sua solicitação é embasada. Leia o contrato previamente para entender como proceder corretamente.

Agora que você já sabe como cancelar uma compra no cartão, não precisará pagar valores injustos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento da loja e/ou da operadora para ter mais orientações.

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