;

Tam Fidelidade: entenda como funciona o atual Latam Pass

Tam Fidelidade: entenda como funciona o atual Latam Pass

Assim como a Tam mudou para Latam, o Tam Fidelidade agora se chama Latam Pass. Entender as vantagens, as categorias e como acumular pontos no clube de benefícios da Latam pode ajudá-lo a decidir se vale a pena ou não se cadastrar. Confira!

O que é o Tam Fidelidade?

A maioria das companhias aéreas possui um programa de benefícios que funciona por meio do acúmulo de pontuação gerada por milhas.

O Tam Fidelidade se encaixava nessa categoria e era o programa de benefícios da companhia aérea, até então chamada Tam Airlines. Com a fusão com a companhia Lan, a empresa passou a se chamar Latam, e o programa também adotou o novo nome.

Vale lembrar que o Tam Fidelidade era associado a outro programa, o Multiplus, que funcionava da mesma maneira, como um clube de benefícios.

Ao adquirir passagens das companhias participantes, o cliente cadastrado no Tam Fidelidade acumulava milhas áreas, que eram convertidas em pontos no Multiplus.

Participavam do programa a Tam, Alaska Airlines, Austrian Airlines, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, South African Airways, Swiss, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e Srilankan Airlines.

Qual a diferença entre Latam Pass e Tam Fidelidade?

Recentemente, a empresa decidiu unificar os dois programas. O Tam Fidelidade, agora com o nome Latam Pass, além de contar com os benefícios do Multiplus, facilitou o acesso para os clientes, uma vez que não é mais necessário ter o cadastro em dois sites diferentes.

As principais diferenças estão no resgate dos benefícios. Enquanto o Tam Fidelidade tinha cerca de 300 parceiros para troca, inclusive de produtos de varejo, o Latam Pass conta com pouco mais de 100. Isso porque o foco do novo programa ficou concentrado em passagens aéreas.

Além disso, no novo aplicativo dá para pesquisar o destino e comprar direto usando os pontos, assim como acontece com a concorrência, a Smiles, da Gol.

Quais são as categorias e benefícios?

Não há muita diferença ao comparar o Latam Pass com o extinto Tam Fidelidade.

As categorias são divididas de acordo com a quantidade de pontos acumulados. Basicamente, quanto mais pontos você acumula, mais vantagens e benefícios você recebe. Quanto maior a categoria, consequentemente, maiores são os privilégios.

Todos os clientes, ao aderir ao programa, se encaixam na categoria inicial Latam. Após juntar 7 mil pontos, é feito o upgrade para a Gold, que é a primeira do chamado Elite Latam. Nesta categoria, já se pode, por exemplo, ter prioridade no check-in de voos internacionais.

Chegando aos 11,9 mil pontos, o cliente se encaixa na Gold Plus, e tem preferência no embarque em todos os tipos de voos: nacionais e internacionais.

A Platinum é para os clientes que atingem 19,6 mil pontos. Além de acesso às salas VIPs nos aeroportos, é possível o despacho de bagagem extra sem a necessidade de pagamento adicional.

Com 56 mil pontos acumulados, o cliente passa para a categoria Black. Desse modo, passa a não ter limite para fazer upgrade de cabine, tem assistência diferenciada e acesso aos assentos Latam+ em todos os voos, para ele e para um acompanhante.

Finalmente, com mais de 112 mil pontos, o cliente pode usufruir dos serviços “Special Services Latam”, e tem prioridade em upgrades de cabine na categoria Black Signature, que é a última entre as cinco do Elite.

Vale ressaltar que, além dos pontos, o Latam Pass também atua com o upgrade de categorias por meio de pontos acumulados em trechos qualificáveis de voo, assim como era com o Tam Fidelidade.

Clube de Benefícios

A principal vantagem do Latam Pass é a aceleração no acúmulo de pontos para troca. Diferentemente do programa de fidelidade, o clube de benefícios tem um valor mensalidade para cada modalidade.

Os benefícios variam conforme o tipo de assinatura realizado. No caso do Latam Pass, a companhia recomenda a adesão ao plano Clube 5000. Confira abaixo e acesse o site para mais detalhes.

Como acumular pontos?

A forma mais fácil de acumular pontos mensalmente é por meio do uso de cartões de crédito. O valor gasto pode virar produtos e passagens aéreas.

Bancos como Santander, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco aderiram à parceria, e os clientes dos cartões podem juntar saldo com as compras realizadas durante o mês. As regras variam conforme a política de cada instituição. Para realizar o resgate, é preciso transferir os pontos do cartão para o Latam Pass.

Compras realizadas em parceiros como Magazine Luiza, Netshoes e reservas em hotéis utilizando o Booking.com também viram pontos. A compra de passagens aéreas também, tanto para voos nacionais quanto internacionais.

No caso de voos nacionais, o valor do multiplicador é 2.5, ou seja, cada 1 real gasto transforma-se em 2.5 pontos. Para voos internacionais, o multiplicador é mais atraente. Cada 1 real pago transforma-se em 6 pontos.

As milhas percorridas nos trechos também se transformam em pontuação, cuja regra varia de acordo com o destino.

Vale a pena se cadastrar?

O Tam Fidelidade era grátis e o Latam Pass continua sendo. Então a resposta é: sim, vale a pena!

Se você não quiser trocar seus pontos por produtos, serviços ou passagens, consegue converter o valor em dinheiro.

Ficou interessado? Acesse o nosso blog e conheça mais sobre cartões de créditos. Sabendo qual melhor se encaixa ao  seu perfil, você pode começar a juntar pontos agora mesmo!