;

O que é LIS? Entenda o cheque especial do banco Itaú

O que é LIS? Entenda o cheque especial do banco Itaú

O cheque especial é um recurso bem conhecido dos correntistas dos principais bancos do país, normalmente utilizado como uma linha de crédito para saques ou débitos emergenciais.

Confira neste artigo o que é LIS (Limite Itaú para Saque) e conheça todos os detalhes do cheque especial do banco Itaú.

O que é LIS?

O LIS é uma linha de crédito conhecida como cheque especial, oferecida pelo banco Itaú aos seus correntistas.

O valor desse limite é calculado todo mês e varia de acordo com o histórico de crédito do cliente e com a análise de risco feita pelo banco. Portanto, a quantia pode mudar com frequência.

O LIS funciona como um “saldo extra” que o banco disponibiliza na sua conta para que utilize em saques ou débitos emergenciais.

Como é um crédito pré-aprovado, ele fica disponível na conta para uso instantâneo — ou seja, não é preciso passar por nova aprovação ou  análise de crédito. Você só paga pelo valor que usar e proporcionalmente ao período em que utilizar o montante.

Se você é correntista do Itaú e pretende solicitar o LIS, conheça agora alguns detalhes antes de contratar o serviço

Taxas

A taxa de juros cobrada pelo LIS do Itaú gira em torno dos 13,07%, mas pode ser renovada mensalmente, sendo informada no extrato do cliente.

O valor a ser pago pela utilização do LIS depende também do período em que o limite foi usado.

Em termos práticos, funciona assim: se você utilizou o LIS e conseguiu o cobrir o “vermelho” em 20 dias, juros e tarifas serão calculados com base nesses 20 dias de uso do crédito.

O Itaú oferece ainda condições especiais para seus clientes na utilização do LIS. Conheça agora algumas delas.

Condições especiais

Existem algumas facilidades que os correntistas do Itaú encontram caso precisem usar essa linha de crédito. Uma delas é isenção da cobrança de juros por até 10 dias de uso do limite.

Ou seja, se você cobrir o LIS utilizado em até 10 dias depois de ter feito o saque, não pagará juros em cima desse valor — será cobrado apenas o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) da operação.

Dependendo do seu contrato, esse prazo pode ter que ser solicitado ou negociado com o banco, bem como os detalhes do serviço se o prazo considera dias úteis, corridos ou alternados, por exemplo. Portanto, converse com o gerente da sua conta.

Vantagens do LIS

O cheque especial não é umas das melhores opções de linha de crédito em termos de valores de taxas, mas pode ser bem útil para situações pontuais ou emergenciais e quando usado com consciência.

Se você precisar pagar uma conta urgente ou fazer uma transferência hoje e só tiver saldo suficiente amanhã ou daqui alguns dias, utilizar o LIS pode ser  uma saída rápida e vantajosa.

Isso porque, se retornar o valor utilizado à conta em até 10 dias, poderá usufruir da isenção de juros do Itaú — condição especial que citamos, sem pagar mais por essa comodidade.

O Itaú permite ainda que você negocie a melhor data para cobrança dos encargos utilizados além dos 10 dias gratuitos. E também pode diminuir o limite ou cancelá-lo quando.

 quiser

Como usar o LIS?

A utilização do LIS é bem simples. Na consulta pelo internet banking, ele aparecerá junto ao saldo da sua conta, mas discriminado como LIS, para que você saiba qual valor disponível.

Como é um crédito r pré-aprovado, pode ser usado normalmente junto com seu saldo — basta fazer um saque, transferência ou pagamento e ele será descontado na hora do seu limite.

Toda vez que valor disponível em sua conta aparecer em vermelho, você estará utilizando o limite. Esse valor aparecerá descontado do LIS total disponível, indicando quanto dele já foi usado.

Agora que você já viu como é fácil usar o LIS, saiba o que é preciso para solicitar o seu.

Como contratar

Para contratar o LIS, é preciso ser correntista do banco Itaú e passar pela análise de crédito da instituição.

Neste caso, basta solicitar a contratação do cheque especial pelo próprio site ou aplicativo do Itaú. Com as contas em dia e seu cadastro no banco completo e atualizado, o limite pré-aprovado é automaticamente liberado para sua conta em até dois dias úteis.

Caso isso não aconteça, será preciso procurar a agência e solicitar essa linha de crédito ao seu gerente.

O que é LIS adicional

Outro serviço que o Itaú oferece aos correntistas é o LIS adicional, uma vantagem para clientes que possuem investimentos com o banco. Neste caso, o banco adiciona um valor extra ao LIS da sua conta corrente — que varia de acordo com as operações que você tem com a instituição.

A opção exige cuidado porque o crédito utilizado é descontado quando o cliente resgata seus investimentos e os transfere para a conta corrente.

e você não tiver investimentos com o banco e quiser solicitar um aumento do seu limite, pode fazer isso tanto pelo internet banking quanto pelo aplicativo do Itaú.

Parcelamento e renegociação

Não conseguiu cobrir o saldo devedor do LIS dentro do prazo combinado? O Itaú permite fazer o parcelamento desse valor. Assim, você ganha tempo para se reorganizar e quitar a dívida.

Antes de solicitar o parcelamento pelos canais de autoatendimento, verifique as taxas apresentadas. Elas podem ser muito altas e não compensar a renegociação.

Uma dica é procurar o banco pessoalmente ou por telefone para verificar as opções. Os telefones da Central de Renegociação são: 4004 5533 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 7225 533 (demais localidades).

Dicas para usar o cheque especial

Agora que você já sabe o que é LIS e como funciona o serviço, percebeu como ele pode ser útil para situações de urgência? Lembre-se apenas que é um recurso que deve ser utilizado a curto prazo e muito bem controlado, já que tem umas das taxas de juros mais altas das linhas de crédito disponíveis no mercado.

Portanto, a principal recomendação para usar o cheque especial corretamente é cobrir o saldo devedor o mais rápido possível. Se não há perspectiva de ter esse valor em breve — de preferência dentro de um prazo em que o banco não cobre juros — evite utilizar o LIS e pesquise outras opções de empréstimos, com taxas mais baixas e melhores condições de pagamento.

Usado a curto prazo e com moderação, o LIS funciona como um bom aliado da sua conta corrente e das suas finanças.

Está precisando de crédito? Conheça as várias opções de cartões disponíveis em nosso site, com vantagens, como descontos em compras, supermercados e milhas. Compare e escolha o que mais combina com você!

Saiba como AUMENTAR suas chances de aprovação na hora de pedir um cartão!

Com nossas dicas pedir um cartão vai ser muito mais fácil! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.