;

Saiba como descobrir o banco emissor do cartão de crédito

Saiba como descobrir o banco emissor do cartão de crédito

Os números impressos nos cartões de crédito não são aleatórios, mas possuem uma finalidade específica, como descobrir o banco emissor do cartão de crédito, por exemplo.

Além disso, entender o significado de cada número é uma boa tática para saber como evitar fraudes, além de mostrar como funcionam os sistemas de pagamento desses cartões.

Aprenda abaixo como identificar o que representa cada número do seu cartão.

Como descobrir o banco emissor do cartão de crédito

Os números dos cartões de crédito são baseados no sistema numérico ISO 7812, da Organização Internacional da Padronização, responsável por gerenciar os cartões de tarja magnética, entre eles, o de crédito.

Os primeiros seis dígitos, conhecidos como número de identificação do emissor, são denominados números de identificação bancária ou BIN. Ou seja, para saber como descobrir o banco emissor do cartão de crédito, é preciso identificar esse código.

Já existem sites que ajudam a identificar o BIN e fornecem os dados específicos do seu cartão.

Entenda os números do seu cartão de crédito

Geralmente, o cartão de crédito contém os seguintes números na sequência:

  • Um identificador da indústria principal;
  • Um número de identificação de emissor;
  • Um número de conta;
  • Um dígito de verificação para prevenção contra fraudes.

Saber como descobrir o emissor do cartão de crédito é útil também para certificar-se de que uma transação online é legítima.

O identificador da indústria principal, ou a bandeira, é o começo do número do seu cartão. As principais são:

Os cartões podem iniciar com outras numerações, que indicam outros tipos de empresa: 1 e 2 geralmente são companhias aéreas, 7 empresas petrolíferas e 8 telecomunicações e cuidados de saúde, por exemplo.

Principalmente sites e e-commerces, bem como a indústria, usam o número de identificação de emissor para reconhecer os bancos emissores, já que muitas instituições financeiras emitem o cartão com a bandeira Visa e MasterCard.

Após esse primeiro número na sequência, os dígitos de 2 a 6, como já dito acima, são responsáveis por identificar o banco emissor do cartão. Agora que você sabe como descobrir o banco emissor do cartão de crédito, veja o que representam os demais dígitos:

Conta bancária

Os dígitos de 7 a 15 informam o número da conta bancária, mas não são exatamente iguais aos número da conta que o portador abriu no banco.

Na verdade, são um código da conta pessoal ou da conta na instituição financeira a qual o cartão está associado, uma espécie de cadastro do cliente.

Essa sequência é importante para identificar o pagamento e para que as cobranças sejam processadas sempre que o cartão é usado em alguma compra, além de garantir segurança ao cliente e às instituições financeiras.

Dígito verificador

O último número da sequência, chamado de dígito verificador, é usado para determinar se o número inteiro é válido. Ele completa o algoritmo, tornando-o divisível por 10.

O dígito verificador protege a conta contra o uso não autorizado, descobrindo quando os números foram transcritos manualmente, por exemplo, durante alguma fraude.

Proteja-se contra fraudes

Falando em fraude e agora que você já sabe como descobrir o banco emissor do cartão de crédito, é importante ver algumas dicas práticas para evitar golpes com o uso dos cartões no dia a dia, já que essa prática tem sido cada vez mais comum.

Dicas contra fraudes

Adote alguns hábitos e evite com que seu cartão de crédito seja clonado ou sua conta bancária fraudada, por exemplo.

CPF

Evite informar seu CPF em qualquer site ou estabelecimento porque é assim que possíveis fraudadores descobrem dados básicos para solicitar um cartão de crédito em seu nome, por exemplo.

Cartão em seu nome

Caso você tenha um cartão emitido em seu nome e descubra que está com dívidas ou faturas em aberto, se você souber como descobrir o banco emissor do cartão de crédito, facilita o processo.

Assim, você pode entrar em contato com o banco para solicitar o cancelamento, mas precisará emitir um boletim de ocorrência antes.

Roubo ou furto

Ao informar à instituição bancária que teve seu cartão levado, as empresas podem ressarci-lo por possíveis compras fraudulentas em seu nome, então sempre comunique o mais rápido possível.

Outras informações importantes do seu cartão de crédito

Após saber como descobrir o banco emissor do cartão de crédito, é importante se atentar que é a bandeira que permite à instituição financeira realizar a emissão do cartão.

No entanto, é o banco, e não a bandeira, o responsável pela aprovação do cartão, por seu limite de crédito, tarifas e pagamentos.

Código de segurança

Além da sequência numérica extensa que fica na frente do cartão e que já é feita para proteção do cliente, no verso de todo cartão também existe outro número importante, o CVV ou CSV, código verificador de segurança.

Esses 3 ou 4 dígitos são utilizados para confirmar que você está com seu cartão em mãos durante transações online.

Acesse nossos artigos no site para saber mais informações sobre cartões e segurança.