Cartões

Cashback: o que é, como funciona e quais as vantagens

Cashback

Do inglês, cashback quer dizer ‘dinheiro de volta’ e é exatamente este o papel que ele

cumpre na vida de consumidores que usam o programa. Isso porque é um modo que as

empresas encontraram de recompensar seus clientes.

Embora o nome possa gerar dúvidas, o cashback na verdade é bem simples, mas se você

não sabe do que estamos falando, não se preocupe! Fique até o final deste

texto e descubra agora mesmo como funciona.

O que é Cashback?

Cashback é uma forma de beneficiar consumidores em geral, permitindo que façam compras e recebam parte do valor gasto de volta. Ou seja, é uma oportunidade de economizar recuperando certa quantia do que pagou em uma compra.

Isso estimula consumidores a comprar cada vez mais, sendo feita a devolução da parte gasta dentro de um determinado prazo. Além disso, o valor pode ser resgatado assim que certa soma for atingida, o que pode variar, mas o dinheiro é enviado para a conta bancária do consumidor.

Programas de cashback fazem parceria com empresas que desejem adotar esta maneira de estimular as compras, então é possível receber parte do dinheiro de volta de várias lojas.

Para isso, basta que o consumidor se cadastre em um programa que disponibiliza o serviço para que possa começar a acumular dinheiro em uma conta virtual ao comprar de lojas que participam da iniciativa.

Como funciona o Cashback?

A lógica do cashback funciona de modo que, quanto mais frequentemente a pessoa comprar, maior será o acúmulo de dinheiro recebido de volta, o que proporcionará uma chance mais rápida de atingir o valor mínimo de resgate.

As funcionalidades do cashback são semelhantes aos programas de pontos, isso porque é um tipo de ferramenta que também prevê recompensa aos consumidores.

A diferença é que, neste caso, há um intermediador entre a loja e o consumidor, que são as empresas que disponibilizam o serviço. Outra diferença é que você acumula dinheiro e não pontos para trocar por produtos.

Vale ressaltar que o cashback pode expirar no caso de você não resgatar o valor para sua conta bancária dentro de certo período. Isso depende de cada empresa. Mas existem algumas em que o dinheiro não expira, como a Ame Digital, o Cartão Original e o Ebanx.

Além disso, o cashback é tanto para lojas físicas quanto virtuais. Isso quer dizer que, até mesmo supermercados e farmácias, por exemplo, participam. Basta que o consumidor verifique as lojas parceiras das empresas que disponibilizam o serviço para saber quais são e como ganhar.

Interessante saber também que o dinheiro devolvido vem da parceria das lojas com as empresas de cashback, que pagam para anunciar no site delas, possibilitando a divisão dessa comissão com o consumidor.

Qual a diferença em relação aos descontos?

A principal diferença entre cashback e cupons de desconto, por exemplo, está no preço dos produtos. O cupom permite descontar uma quantia de certo produto na mesma hora em que este é ativado, ou seja, o preço da compra cai naquele momento.

O cashback não possibilita descontos na hora da compra, pois sua funcionalidade é proporcionar o reembolso após a aquisição, devolvendo parte do valor gasto com aquela compra.

Os descontos normalmente são limitados a um tipo de produto, categoria ou momento, por exemplo. Geralmente, também seguem limitação quanto ao uso, permitindo apenas uma vez por CPF ou para um tipo específico de consumidor, como os que são novos na loja.

Já no caso dos cashbacks, estes costumam ser válidos para qualquer compra feita nos sites parceiros, o que pode gerar recompensa sempre que consumidores adquirem produtos nessas lojas.

Onde encontrar Cashback?

É possível encontrar vários programas de cashback, mas separamos três para você conhecer melhor. Confira!

Méliuz

Esta é vista como a maior empresa de cashback do país, isso porque possui mais de 1.600 lojas parceiras. O programa do Méliuz permite ganhar tanto pelo computador, adicionando extensão ao seu navegador, quanto pelo celular, por meio do aplicativo.

O resgate é feito após acúmulo de saldo de R$ 20 e você não paga nada por isso. O valor do cashback aparece em até 2 dias na sua conta virtual. Além disso, é possível obter cupons e ofertas a partir do programa.

Beblue

Este programa funciona por aplicativo, no qual é preciso se cadastrar. Após isso, basta que o consumidor compre em estabelecimentos credenciados pela empresa e, ao pagar, peça pela maquininha Beblue.

Esta maquininha aceita cartões de crédito e débito nas bandeiras Visa, Master, Elo e Hipercard. Então, você informa o CPF registrado na conta de cash do Beblue e poderá receber parte do dinheiro de volta. Há, também, o cartão Beblue, que oferece mais vantagens ao consumidor além do cash.

Ame Digital

O sistema de cashback da Ame funciona completamente pelo celular, bastando baixar o aplicativo para ter acesso e se cadastrar no programa. Então, com ele, é possível comprar e ganhar o reembolso.

Neste modelo, o prazo para receber o valor de resgate é de 30 dias corridos após o pagamento confirmado, sendo que o cashback fica disponível em 7 dias corridos nas lojas físicas. Além disso, neste modelo o dinheiro não expira nunca.

Por fim, vale lembrar que você não precisa pagar em dinheiro para ter direito de receber cashback, sabia?

É possível receber o reembolso usando o seu cartão de crédito! E nisso a gente pode ajudar. Agora que já entendeu como este programa funciona, que tal conhecer as melhores opções de cartões para suas compras? Clique aqui e conheça mais!

Sair da versão mobile