;

Como utilizar o débito automático?

Como utilizar o débito automático?

O débito automático é um método que os bancos oferecem com o objetivo de facilitar pagamentos frequentes, como contas de água e luz. Ou seja, o próprio banco é responsável por retirar o dinheiro de uma conta e fazer com que ele chegue ao fornecedor final.

O serviço pode ser ativado rapidamente, oferecendo diversos pontos positivos. Aqui você descobrirá como utilizá-lo sem complicações. Confira!

Como funciona o débito automático?

Muitos bancos disponibilizam a função “débito automático” para que os usuários possam pagar suas contas frequentes (água, telefone, escola, cursos, condomínio etc.) sem se preocupar em lembrar todos os meses.

O serviço performa da seguinte maneira: os consumidores cadastram no banco todas as empresas das quais recebem contas fixas.

Após as faturas serem emitidas, seus valores serão debitados da conta em modo automático e repassados para as empresas em questão.

Em vez de contar com lembretes, planilhas ou qualquer outra coisa, o débito automático pode fazer tudo isso por si só.

Para que o débito automático funcione de modo correto, o pagamento precisa ser programado com o banco e o consumidor deve acompanhar com frequência, analisando se tudo continua funcionando corretamente.

Funcionalidade correta do débito automático

O débito automático tem como principal função deixar o dia a dia das pessoas mais simples. Ativando o serviço, não será necessário separar todos os boletos e pagar pelo aplicativo, muito menos ter que ir até o banco. Qualquer multa por atraso ou filas em agências são descartadas.

Todas as vezes que o fornecedor realizar a emissão de uma fatura com o nome do consumidor, o banco ficará responsável por fazer o débito da conta e repassar a quantia para a empresa.

O cancelamento do débito automático em parceria com o fornecedor precisa ser avisado ao banco, que suspenderá a cobrança.

Se for um serviço de assinatura, o consumidor precisa ter as declarações indicando todos os termos de contratação do serviço. A assinatura de uma revista em três mensalidades, por exemplo, será cobrada mesmo que o débito automático seja cancelado antes do período.

Principais cuidados ao utilizar o método

É essencial informar que o débito automático só funciona se o consumidor autorizar. Isso, além de monitorar o processo mensalmente, assegurando que o banco está trabalhando de modo correto.

Outro ponto relevante é o fato de que será necessário ter saldo na conta, pois os valores serão debitados em qualquer dia útil onde houver o lançamento das faturas. Para ficar por dentro do que estiver acontecendo e de todos os valores, o ideal é acompanhar os extratos. Assim, será possível saber se tudo está correndo bem.

Caso o cliente não tenha saldo, o valor não será debitado, mas se a conta possuir a função de cheque especial ativa, ele entrará em ação.

Dessa forma, para que o débito automático compense, é necessário que a conta do cliente tenha uma entrada fixa de dinheiro. Se o cliente precisar trocar de banco, o fornecedor deve ser avisado para que todas as atualizações sejam feitas e repassadas.

O débito automático pode ser ativado de um jeito muito simples e rápido, bastando seguir as seguintes informações:

  • Separar a conta que deseja colocar em débito automático;
  • Ir até um caixa eletrônico;
  • Encontrar a opção de cadastro para o serviço;
  • Inserir o código da operação e confirmar a ação.

Outra alternativa é procurar por “débito automático” no Internet Banking e analisar as opções de cadastro. Diversas funções podem ser ativadas assim, tais como empréstimos e financiamentos.

É importante analisar sempre o que está sendo pago, pois como o serviço é automático, pode acontecer de o consumidor esquecer algo que não utiliza mais, e mesmo assim continuar pagando.

Vantagens em contar com o débito automático

Os consumidores que optarem pelo débito automático podem contar com uma série de benefícios que irão facilitar grandemente a organização financeira , tais como:

  • Eliminar preocupações com datas de pagamento;
  • O serviço não possui tarifas;
  • Muitas organizações geram descontos para os consumidores que utilizam débito automático;
  • A conta é paga sempre na data, aumentado a confiabilidade do consumidor;
  • O fato de não precisar emitir faturas em papel aumenta os níveis de sustentabilidade;
  • É possível analisar a conta antes do pagamento e, caso haja algum erro, a ação pode ser cancelada;
  • Existem bancos que disponibilizam pontos de relacionamento para quem fizer uso do serviço.

O débito automático é uma função muito vantajosa para manter a organização financeira; basta deixar dinheiro na conta corrente nas datas de faturamento. O serviço pode ser cancelado via internet, sem precisar sair de casa!

Se você deseja saber mais informações sobre o assunto, não deixe de acessar o site Cartões, pois nele é possível encontrar uma série de cuidados e dicas essenciais sobre cartões e todo o universo que eles englobam. Não perca tempo!