Cartões

Pulseira NFC: o jeito mais seguro de pagar suas compras

Pulseira-NFC

Aos poucos, a tecnologia da pulseira NFC vem ocupando seu espaço no mercado como uma maneira confiável de realizar pagamentos, sem a necessidade de apresentar um cartão ou digitar senhas na maioria das vezes.

Quer saber mais? No artigo abaixo vamos explicar todos os detalhes dessa alternativa de pagamentos de forma objetiva!

O que é a pulseira NFC?

A sigla NFC significa “near field communication” ou, traduzindo, “comunicação por campo de proximidade”. Essa tecnologia serve basicamente para trocar informações entre dispositivos de pagamento sem requerer o uso de qualquer fio.

Já a pulseira NFC nada mais é do que o invólucro da tecnologia guardada em pequeno chip. Além de abrigá-lo de maneira mais segura, a pulseira funciona também como uma facilidade, já que é só vesti-la e sair para a rua sem se preocupar em carregar carteira ou bolsa.

Assim como o cartão que permite o pagamento apenas por aproximação, a pulseira NFC dispõe da mesma opção.

Como funciona a tecnologia NFC?

A pulseira NFC produz um link de frequência de rádio que promove uma pequena troca de dados entre aparelhos que conversem. Para que o processo seja efetivo, basta que se aproximem em menos de 10 cm.

O processo já é bastante difundido em eventos com grande concentração de pessoas, como festivais de música. Ao pagar por aproximação, deixa de ser necessário manusear dinheiro, por exemplo, e o tempo de espera em uma fila é otimizado.

A tecnologia da pulseira NFC é segura?

Em todos os países onde o NFC já está em vigor existem limites de valor para operação sem a necessidade de senha; entretanto, assim como toda novidade, é preciso estar atento aos golpes que podem surgir.

As empresas pioneiras no uso da tecnologia NFC recomendam que, no caso das pulseiras, deve-se ficar atento em não se aproximar de dispositivos sem a intenção de compra.

Além disso, habilitar avisos de transações feitas no seu aparelho celular pode ser uma camada de proteção extra. No caso de fraude, basta entrar em contato com o seu banco imediatamente, relatar o ocorrido e pedir o estorno.

Existem outros gadgets com tecnologia NFC?


A pulseira NFC é, sem dúvida, a maneira mais prática de usá-la para pagamentos cotidianos, porém aparelhos celulares e os modelos mais recentes de cartão de crédito e débito – sobretudo dos bancos digitais – já oferecem essa novidade.

Na cidade de São Paulo, a mesma tecnologia presente na pulseira NFC também está no Bilhete Único, o cartão usado nos transportes públicos. Para recarregar ou consultar seu saldo, basta aproximar o cartão do aparelho leitor nas estações de metrô, trem e ônibus.

Como usar a pulseira NFC?

Que tal pagar a sua próxima refeição apenas aproximando sua pulseira da máquina de cartão? Hoje em dia, cerca de 80% desses terminais já possuem a tecnologia NFC ativada e a tendência é crescer rapidamente conforme eles sejam atualizados.

Se a sua compra for menor do que R$ 50,00, não será necessário digitar nenhuma senha. Por isso, o uso da pulseira NFC é recomendada para as pequenas praticidades do dia a dia, como na hora de praticar esportes ou almoçar com os colegas de trabalho.

Quais são as vantagens da pulseira NFC?

Sem dúvida alguma, praticidade e segurança são as principais vantagens. Se nos dias atuais já é raro alguém sair com dinheiro vivo, em pouco tempo isso também vai ser uma realidade sobre os cartões. A pulseira NFC é discreta e revolucionária.

Se você quer se aprofundar mais em meios de pagamentos e suas vantagens, explore o nosso blog agora mesmo! Ele está cheio de dicas que podem facilitar a gestão da sua vida financeira.

Sair da versão mobile