;

Portabilidade conta salário: a liberdade de escolher o seu banco

Portabilidade conta salário: a liberdade de escolher o seu banco

O banco com o qual sua empresa trabalha não traz muitas vantagens para você ou o serviço não é aquela coisa? Pois saiba que a portabilidade da conta salário já é uma opção.

No artigo abaixo, trazemos todos os detalhes para você poder comparar e avaliar se o banco com o qual trabalha hoje é a melhor alternativa para gerir sua renda. Boa leitura!

O que é portabilidade de conta salário?

A portabilidade da conta salário é um direito estabelecido ainda em 2006, que garante ao colaborador escolher em qual banco quer receber o seu pagamento.

Essa é uma garantia mais democrática que permite que cada cidadão opte por uma instituição à qual já está acostumado ou até tem determinados benefícios, como isenção de taxas e incentivo para financiamentos e empréstimos.

Em 2018, foi aprovada a resolução nº 4.639, que abriu novas brechas na portabilidade da conta salário. A partir daquele momento, tornou-se possível também optar por contas de pagamento pré-pagas, oferecidas por fintechs como o Banco Inter ou Nubank, por exemplo.

Como fazer a portabilidade de conta salário?

O processo é bastante simples. Tudo o que você precisa é solicitar a portabilidade à nova instituição que deseja repassar seus vencimentos.

A única exigência é que a conta de destino seja da mesma titularidade, ou seja, não é possível solicitar a portabilidade para contas de terceiros.

O pedido de portabilidade da conta salário não tem custos, e o dinheiro constará na nova conta no mesmo dia em que foi solicitado.

Quais são as vantagens de pedir a portabilidade?

Muitas vezes o banco com que a empresa trabalha não traz as melhores vantagens ou serviços para algum de seus colaboradores. A liberdade de escolha é talvez o melhor benefício da portabilidade.

De forma prática, há outras vantagens que devem ser consideradas:

  • O pedido de portabilidade não tem custos, porém, só é possível fazer o requerimento uma única vez ao banco de origem do salário. Vale pesquisar e comparar para entender suas necessidades e fazer a melhor escolha.

  • Ganhe o poder de negociar taxas de juros melhores para outros serviços que o banco oferece, como o financiamento de um imóvel ou empréstimo consignado.

  • Se você está solicitando a portabilidade para o banco no qual já tem conta corrente, é possível pedir redução das taxas de manutenção ou até mesmo a isenção dessas. Já pensou o que faria com aqueles reais extras economizados?

Como avaliar qual a melhor opção?

Hoje em dia, existem ofertas muito variadas. Alguns bancos tradicionais oferecem contas sem taxas ou com taxas e determinados benefícios. Já os bancos digitais trabalham com valores bastante reduzidos ou até inexistentes.

A escolha da portabilidade da conta salário é uma responsabilidade grande e que deve ser ponderada com calma. Ter em mente os próximos objetivos a serem conquistados deixa mais claro como é possível utilizar a instituição financeira como uma parceira facilitadora de projetos pessoais.

Nosso artigo sobre portabilidade da conta salário fica por aqui, mas se você quiser se aprofundar em outros assuntos sobre gestão da vida financeira, continue sua leitura em nosso site