Cartões

Entenda o pagamento mínimo do cartão de crédito e porque evitá-lo

O cartão de crédito é uma ferramenta que pode facilitar bastante a nossa gestão financeira pessoal. Entretanto, para que a gente aproveite apenas os benefícios desse meio de pagamento, é preciso usá-lo com responsabilidade e planejamento.

É comum encontrar pessoas que recorrem ao pagamento mínimo do cartão de crédito com frequência para evitar que seu nome fique sujo. Mas essa não é uma prática financeiramente saudável, já que os juros desse serviço são altíssimos.

Para entender melhor como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito e saber por que você deve evitá-lo, continue a leitura!

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito?

O pagamento mínimo do cartão de crédito é um recurso disponibilizado pelas operadoras para quando o cliente não consegue pagar o valor integral da fatura do mês do cartão de crédito.

O percentual do valor a ser pago no pagamento mínimo do cartão de crédito é definido por cada instituição (em contrato) e qualquer mudança nesse percentual deve ser comunicado ao cliente com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Normalmente, esse percentual gira em torno de 15% do valor total da fatura.

Na prática, funciona assim: você paga 15% do valor da fatura (dependendo da instituição) e o valor restante será financiado pelo crédito rotativo do seu cartão e cobrado integralmente na fatura seguinte, com acréscimo de multas e juros.

Para ficar mais fácil de entender, vamos dar um exemplo:

Antigamente, o pagamento mínimo da fatura do cartão poderia ser feito por vários meses consecutivos, mas desde abril de 2017 as regras mudaram. Agora, só é possível pagar o valor mínimo da fatura do cartão por um mês, pois no mês seguinte o banco é obrigado a oferecer uma linha de crédito para parcelamento da dívida.

Por que evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito?

Juros altos

O principal motivo para evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito é a taxa de juros do crédito rotativo, cobrada em cima do saldo devedor. Para você ter uma ideia do quanto essa taxa de juros é alta, em março de 2020 a média chegou a 326,4% ao ano.

Taxas e multas

Além dos juros do rotativo, quando você paga o valor mínimo da fatura do cartão e entra para o crédito rotativo, você também vai pagar no mês seguinte outros valores refentes à multa por atraso, juros de mora e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Acúmulo de dívidas

Quando você paga apenas o valor mínimo da fatura do seu cartão, a probabilidade da sua dívida virar uma “bola de neve” é muito alta. Isso porque se você continuar usando o cartão para pagar suas compras, no mês seguinte a fatura virá com os gastos do mês mais o valor restante da fatura anterior e juros.

Diminuição do limite do cartão

Enquanto você não quitar o valor que entrou no rotativo, ele continuará “ocupando” o limite do seu cartão. Então, se seu limite for baixo, você pode ficar sem limite de crédito para fazer novas compras até pagar o valor total da dívida.

Como evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito?

Organizar suas finanças, ter o controle dos seus gastos e cortar as despesas desnecessárias é o melhor caminho para evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito e ficar longe de dívidas.

Mas sabemos que imprevistos acontecem e as vezes as coisas podem sair do controle e. Nestes casos, recomendamos que antes de fazer o pagamento mínimo do cartão de crédito, você avalie a opção de parcelamento da fatura.

A maioria das instituições oferecem a opção de parcelamento da fatura, que apesar de também cobrar juros e multas, esses são mais baixos do que o do pagamento mínimo do cartão de crédito no crédito rotativo.

Dependendo do valor da dívida, pode valer a pena a realização de um empréstimo (com juros mais baixos que o rotativo ou parcelamento) em outro banco para a liquidação da dívida do cartão. Sempre pesquise antes de tomar sua decisão.

Agora que você já sabe como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito, continue navegando em nosso site http://cartoes.com.br/ e confira os benefícios que os cartões de crédito podem trazer, quando usados com consciência!

Sair da versão mobile