Cartões

Entenda o que é financiamento fat no cartão de crédito

O que é financiamento fat no cartão de crédito? Essa é uma das principais dúvidas de quem vai checar a fatura e é surpreendido pela cobrança, principalmente quando possui um bom controle financeiro. A taxa está relacionada a uma fatura que não foi paga em totalidade e, por isso, foi parcelada. 

Se você está em busca de um maior controle das finanças e não quer se surpreender com pagamentos extras no cartão, continue a leitura até o final.

Entendendo o que é financiamento fat no cartão de crédito

São inúmeros os termos financeiros que lidamos no dia a dia. O “financiamento fat” no cartão de crédito é apenas um deles.

O que muitas pessoas ainda não sabem, e precisam saber, é que esse financiamento está diretamente ligado ao famoso crédito rotativo — conhecido de muitos brasileiros.

O “fat” se refere à fatura que não foi paga em sua totalidade e, por isso, foi colocada em financiamento.

Entenda melhor no tópico abaixo.

Por que esse termo aparece e por que evitá-lo

O “financiamento fat”, que entrou em em vigor na resolução 4.549 do Banco Central, tem revoltado muitas pessoas, e não é para menos: alguns clientes reclamam que o parcelamento é feito sem o consentimento deles, o que vai contra a liberdade de escolha determinada pelo próprio BC.

Ocorre que, em resumo, quando uma fatura não é paga em sua totalidade, o restante é “empurrado” e cobrado na fatura do próximo mês, com o acréscimo de  juros. Neste caso, o cliente entra no crédito rotativo. 

De acordo com a resolução mencionada acima, esse crédito é válido somente por 30 dias. Ou seja: se durante esse período você  não conseguir fazer o pagamento total da fatura, é hora de avaliar um financiamento o do valor, considerando parcelas que, de fato,cabem no seu bolso.

O problema ocorre justamente quando, antes de procurar auxílio, o indivíduo percebe que já existe faturamento fat no cartão de crédito, o que dificulta ainda mais  a organização financeira e o faz perder tempo, tendo que reverter a situação com a administradora do cartão.

Aliás: mesmo que esse financiamento não seja feito de forma automática, o que realmente não deve acontecer, evite-o ao máximo!

As taxas de juros não são baixas, e existem maneiras mais inteligentes de lidar com sua dívida.

Como evitar o financiamento das suas faturas

O ideal é, de fato, adotar todas as medidas possíveis para não cair no financiamento fat no cartão de crédito.

Mas, como fazer isso?

As dicas não poderiam ser mais simples:

SE TIVER QUE ESCOLHER, OPTE POR PARCELAR A FATURA

Quando uma pessoa percebe que não poderá  pagar uma fatura, tem duas opções: entrar no crédito rotativo e encarar seus juros e consequências ou optar pelo parcelamento, escolhendo o número de parcelas, com base no valor que consegue pagar por mês.

Essa segunda opção também inclui juros, porém eles são menores e permitem um  maior controle sobre a dívida.

Por isso, sempre que precisar escolher, prefira parcelar.

PRESTE ATENÇÃO AO CONTRATO

Se você assinar um contrato no qual é prevista a cobrança automática, precisará lidar com ela. Logo, para evitar o financiamento fat no cartão de crédito, só assine se tiver certeza de que não corre o risco de ter surpresas.

Faça uma leitura atenta e, se notar que esse financiamento, de fato, faz parte das iniciativas da instituição bancária, certifique-se de que as condições dele são mais favoráveis do que a do crédito rotativo em si, pois é um direito seu.CONTROLE SEUS GASTOS

Para que esse controle seja eficaz nos momentos em que você mais precisar poupar, pense no cartão de crédito como um recurso emergencialJá em outros casos, use-o com sabedoria: tudo bem ir a restaurantes e comprar as roupas que deseja, mas aja com moderação para não comprometer suas compras.

Se prejudicar suas finanças, as chances de você entrar em uma verdadeira bola de neve de dívidas são altas.

Escolha o cartão de crédito certo para você

Outra dica importante para evitar o temido faturamento fat no cartão de crédito e controlar sua vida financeira é escolher um cartão com  limite que seja compatível com sua realidade.Com ele, não haverá preocupação sobre ter extrapolado nos gastos, afinal o limite te impedirá de usá-lo novamente até a fatura ser fechada. 

Você também pode ir um pouco além e optar por um  cartão que, além de ter um limite menor, te ofereça benefícios diversos e te ajude a economizar ainda mais!

Esses benefícios incluem:

E não se preocupe na hora de escolher seu cartão ideal. l:

No cartões.com.br, disponibilizamos uma seleção criteriosa com as melhores opções do mercado, pensadas para os mais diversos tipos de cliente.

Clique aqui, veja qual combina mais com você, e diminua seus custos o quanto antes!

Sair da versão mobile