Cartões

Principais diferenças entre crédito e débito

diferenças-entre-crédito-débito

Existem muitas diferenças entre crédito e débito. Ao citar débito, estamos falando de um valor que é cobrado e retirado de uma conta bancária. Já a função crédito está relacionada ao fato de poder fazer uma transferência e não precisar acertar o valor dela na hora.

Possui dúvidas sobre o tema? Neste texto, você poderá entender como os dois métodos funcionam e a importância de cada um deles.

Diferenças entre crédito e débito: entenda o funcionamento

Grande parte da população faz uso de cartões para suas compras.  Existem algumas diferenças entre crédito e débito ao fazer uso do método, que devem ser entendidas logo ao solicitar o cartão.

A função débito está relacionada a uma conta corrente e, quando o consumidor opta pela função, o valor da compra é descontado na mesma hora, de forma automática. Sua funcionalidade é muito parecida com dinheiro em espécie, realizando pagamentos à vista.

Em relação ao crédito, ele performa como um empréstimo oferecido pelo banco, onde o consumidor efetua uma compra e seu pagamento só será realizado quando a fatura do cartão vencer. Assim, é necessário ter consciência de que o valor precisará ser pago posteriormente, mesmo efetuando a compra.

Por conta disso, o ideal é não atrasar as faturas do cartão de crédito, pois isso pode resultar em taxas extras.

É possível dizer que as maiores diferenças entre crédito e débito estão no fato de um pagamento ser à vista e, o outro, a prazo. Lembrando que as duas funcionalidades exigem atenção.

Como utilizar a função débito do cartão

Para utilizar o débito, basta que o consumidor tenha uma conta em banco e coloque dinheiro nela. Assim, o valor já estará disponível para ser debitado caso haja necessidade de efetuar compras ou serviços.

Se um consumidor juntar R$ 5 mil em sua conta e utilizar para comprar um computador, por exemplo, ele estará realizando a compra no débito.

É importante informar que, caso algum valor fique em aberto com o banco, ele também será descontado da conta corrente.

Como utilizar a função crédito do cartão

Uma transação realizada em crédito acontece quando o cliente compra algum produto ou serviço mesmo não tendo o valor total no momento, e se comprometendo a pagar o restante em futuras parcelas, tendo em mente que isso pode gerar juros.

Atualmente, muitas pessoas fazem uso desse procedimento, que é baseado em confiança, já que o banco ou a instituição financeira espera obter o ressarcimento total, ou com acréscimos, do valor providenciado.

Para que a diferença de crédito e débito fique ainda mais clara, o crédito é a ação em que o valor é disponibilizado, sem necessidade de ser pago inteiramente no ato da compra. O débito é a utilização do valor em autoridade do comprador.

Funcionalidade da função crédito

Visando que o consumidor consiga o valor que precisa, os bancos podem oferecer diferentes modelos de crédito.

Muitos são disponibilizados para compras de modo imediato, realizadas no dia a dia e sem contar com altos valores. Quando a compra em questão é uma grande aquisição, o crédito pode durar anos até que o valor final seja quitado por completo (é possível citar o crédito estudantil ou habitacional).

O próprio banco é o responsável por escolher o valor acessível para crédito, mediante uma análise precisa da vida do cliente. Afinal, como o método é baseado na confiança, as medidas adotadas são rigorosas para determinar a quantidade disponibilizada. Nessa análise, são observadas características como:

A modalidade, quando usada de forma correta, pode deixar a vida dos consumidores mais prática, considerando que, normalmente, é possível pagar a primeira mensalidade em um prazo de até 40 dias.

Cuidados importantes com o cartão de crédito

Um ponto muito relevante sobre as diferenças entre crédito e débito é que, ao optar pela primeira opção, os cuidados com o procedimento devem ser redobrados.

Para que juros de valor muito alto sejam evitados, é essencial que o pagamento da fatura seja feito por inteiro. O ideal é que o consumidor se programe com antecedência para realizar a ação antes ou até o dia do vencimento, evitando que os juros cresçam demasiadamente.

Não é recomendado que o cartão de crédito se torne um uso adicional de renda, tendo a sensação ilusória de que, através dele, é possível guardar dinheiro. Afinal, uma hora ou outra a fatura acaba chegando.

É interessante que o serviço seja utilizado em situações emergenciais, pois, se virar hábito utilizá-lo em qualquer transação pequena, a soma das quantias pode resultar em um total muito maior que o esperado.

Atualmente, existem diversos métodos para identificar fraudes com cartões de crédito e, caso isso aconteça, o valor gasto pode ser estornado. Ainda assim, vale sempre conferir a qualidade dos sites utilizados para comprar produtos e serviços, garantindo que 100% seja seguro.

Para saber mais sobre as diferenças entre crédito e débito ou outras funcionalidades dos instrumentos de compra, não deixe de conhecer o site Cartões, que está cheio de conteúdos e dicas exclusivas do assunto. Confira agora mesmo!

Sair da versão mobile