;

Entenda como funciona a tecnologia Contactless

Entenda como funciona a tecnologia Contactless

O Contactless é uma tecnologia cada vez mais presente no Brasil. O serviço permite que pagamentos sejam feitos apenas por aproximação, de forma rápida e prática.

Neste artigo, você ficará por dentro de como o serviço funciona e os principais benefícios que ele traz para o dia a dia. Confira!

O que é Contactless?

O Contactless ainda é uma tecnologia nova no Brasil, um tipo de mecanismo capaz de aprovar compras apenas pela proximidade do cartão, bastando colocá-lo a alguns centímetros do leitor e esperar que a autorização seja reconhecida.

Essa função pode ser utilizada em qualquer máquina de cartão, desde que ela possua o símbolo de Contactless, tornando-a compatível com a tecnologia. A senha não tem necessidade de ser digitada em pedidos de até R$ 50.

Como utilizar esse modelo de transação?

Para usar o modelo Contactless de transação, basta efetuar um pagamento em TPA, sendo necessário inserir o PIN relacionado ao cartão ou utilizá-lo pela primeira vez em algum caixa eletrônico.

O dono do comércio precisará colocar o valor no TPA. Em seguida, é importante que o consumidor analise a operação confirmando se os números batem, para só então aproximar seu cartão do TPA por meio do Contactless. Normalmente a distância é menor do que quatro centímetros.

O Contactless é seguro?

O contactless é uma das formas mais seguras de efetuar pagamentos. Por meio dela, o aparelho receptor não é capaz de manter os dados confidenciais que o cartão abriga. Além disso, o Contactless complica a interferência do sinal, deixando o índice de precaução ainda mais elevado.

Nesse modelo de transação, o aparelho receptor não armazena as informações confidenciais do cartão, como a senha. Logo, a operação torna-se muito mais segura nesse aspecto.

A tecnologia de aproximação também dificulta a interferência ou interrupção do sinal. Isso representa maior proteção e qualidade para efetuar compras.

Atualmente, existe uma série de modos de transmissão Contactless; é possível destacar os seguintes:

  • Ativa - Envia e recebe informações, de uso comum em lojas;
  • Passiva - Capaz apenas de reproduzir conexão para outro aparelho;
  • Leitor e gravador - Essa função permite ler, alterar e gravar novas informações; é o modelo usado para recarregar bilhetes de transporte via smartphones, por exemplo;
  • PEER-TO-PEER - Dois equipamentos se comunicam entre si; é uma opção muito parecida com a tecnologia Bluetooth, mas gastando menos energia.

Cuidados importantes ao utilizar o Contactless

Mesmo o Contactless sendo altamente seguro, é de suma importância se atentar em situações como roubo do cartão. Caso isso aconteça, o bloqueio tem que ser feito no mesmo instante, eliminando qualquer chance de terceiros usarem o cartão.

Se o consumidor possuir mais de um cartão Contactless, é recomendado que ele não os deixe muito perto da maquininha ao realizar um pagamento, pois a leitura pode ser interrompida. Em compensação, o consumidor pode ficar tranquilo quanto ao pagamento, pois não é possível que a transação seja feita de modo simultâneo.

Benefícios que o serviço oferece

O cartão Contactless pode facilitar muito a vida do consumidor pois, através dele, os procedimentos de compra se tornam muito mais ágeis.

Em relação às empresas que aderirem o serviço, elas acabam ganhando popularidade, já que se tornam capazes de promover eficiência na operação, evitando que seus consumidores passem muito tempo em filas.

As projeções indicam que, em 2020, a tecnologia será 77% mais frequente, sendo que muitas empresas já estão correndo para garantir o serviço.

Outro ponto muito relevante é que, como o Contactless, o contato com a máquina é eliminado, então os cartões ficam preservados por muito mais tempo, reduzindo a necessidade de trocas frequentes.

Principais vantagens do Contactless

O serviço vale tanto para transações de débito quanto de crédito. Seu chip pode ser lido por todas as máquinas com o símbolo Contactless de modo simples e rápido. As mesmas máquinas que se conciliam com o modo NFC podem aceitar o pagamento via celular, relógios e pulseiras, e também são úteis para Contactless.

A tecnologia tem tudo para alavancar, principalmente porque 70% das máquinas de transação em uso no país já contam com o Contactless.

Para mais detalhes do assunto, você pode acessar o site Cartões, que possui uma série de conteúdos preparados para eliminar dúvidas sobre cartões de crédito, débito e todas as tecnologias que englobam o tema. Não perca tempo!