Cartões

Como não pagar anuidade de cartão de crédito: confira as dicas

Uma das dúvidas mais comuns entre os clientes é como não pagar anuidade de cartão de crédito. Essa taxa pode ser tão alta que costuma ser decisiva na hora de escolher o melhor cartão.

No entanto, antes de falar com o seu gerente para pedir a isenção, o primeiro passo é analisar o seu perfil de consumidor. Em alguns casos, excluir a anuidade nem sempre é o melhor negócio. Isso, porque a contrapartida oferecida pode trazer ainda mais desvantagens.

Acompanhe este artigo até o final e entenda como não pagar anuidade de cartão de crédito.

Como saber o valor da anuidade do meu cartão?

Saber o valor da anuidade do seu cartão é fundamental. Se você já é um cliente antigo e nem percebe quanto está pagando de taxa, é melhor ficar atento.

Os bancos tradicionais costumam oferecer descontos ou a isenção total da anuidade para os clientes que já possuem um histórico positivo de longa data.

Para quem costuma gastar bastante todos os meses, a probabilidade de conseguir a isenção também é alta. Sendo assim, é possível economizar na anuidade e investir esse dinheiro em outras coisas.

O valor da sua anuidade pode ser encontrado na própria fatura do cartão. Na maioria dos casos, é o último item discriminado, abaixo de todas as compras do mês.

Ao analisar a sua fatura, você verá que a anuidade pode estar diluída em 12 parcelas. Dessa forma, basta multiplicar o valor do mês corrente pelo número total de parcelas.

Por exemplo, se no mês de maio foi cobrado o valor de R$ 12,00, o total será de R$ 144,00 ao ano.

Como não pagar a anuidade de cartão de crédito?

Agora que você já sabe qual é o valor da sua taxa, fica mais fácil entender como não pagar anuidade de cartão de crédito.

Para começar, analise o seu perfil de cliente. Verifique também, na sua fatura, qual é o limite que o banco está oferecendo. Quanto maior o seu limite e os seus gastos, maiores serão as suas chances de conseguir a isenção ou um desconto na sua anuidade.

Vale lembrar, também, que nos últimos anos os bancos digitais cresceram muito no Brasil. A maior parte deles também emite cartões de crédito para os seus clientes.

Uma das principais vantagens desses cartões é justamente a isenção da anuidade. Ou seja, é dessa forma que eles atraem novos clientes. Se você está buscando essa facilidade e ainda quer se livrar das burocracias tradicionais, pode ser um bom negócio.

No entanto, os novos clientes dos bancos digitais costumam ter um limite muito baixo no começo e leva algum tempo até conquistar a confiança do seu novo gerente.

É possível negociar com o meu gerente?

Como já dissemos anteriormente, quanto mais longa for a sua relação com o seu banco, maiores são as chances de você conseguir negociar com o seu gerente.

Mas antes de pegar o telefone ou ir até a sua agência, examine as suas seis últimas faturas. Faça um levantamento da média dos seus gastos e descubra qual é o valor médio que você gasta no cartão de crédito.

Com esses dados em mãos, pergunte ao seu gerente como não pagar anuidade de cartão de crédito. Em último caso, negocie um desconto.

É provável que o banco solicite uma contrapartida. Por exemplo, que o seu gasto mensal seja aumentado. Se isso já estava nos seus planos, talvez valha a pena.

Por outro lado, se você não pretende gastar mais do que o valor atual, é melhor continuar pagando as parcelas da anuidade. Portanto, compare e analise as opções oferecidas antes de dar a resposta final.

Aqui no Cartões.com.br você também pode verificar as vantagens de outros bancos e cartões. Esteja aberto a novas possibilidades e escolha a que couber melhor no seu orçamento. Acesse e saiba mais!

Sair da versão mobile