Cartões

Como funciona o cartão de crédito: saiba tudo!

Como funciona o cartão de crédito

Antes de saber como funciona um cartão de crédito, é importante entender que trata-se de uma das linhas de crédito pessoal mais utilizadas nos dias de hoje.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Cliente (SPC), mais de 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito como forma de pagamento nos seus orçamentos pessoais. É bastante, certo? Confira todos os detalhes a respeito disso!

Como funciona o cartão de crédito

Até pouco tempo atrás, os cartões de crédito eram solicitados exclusivamente por meio dos serviços bancários tradicionais, mediante uma taxa anual que podia chegar até a R$ 700.

O cartão chegava à casa do cliente, que o desbloqueava por telefone, criava uma senha e pronto: cartão apto para o uso!

Hoje em dia, já é possível solicitar o cartão de crédito junto aos bancos digitais, pela internet e sem taxa de anuidade! Dessa forma, é possível economizar centenas de reais e, ainda, ganhar benefícios com programas de recompensa. Mas é claro, tudo depende do tipo de cartão de crédito pretendido.

Aqui no site cartoes.com.br, é possível fazer a solicitação de um cartão de crédito em poucos minutos e sem complicação.

Com o cartão de crédito em mãos, é preciso entender que, para poder parcelar as compras e pagá-las em até 40 dias, os bancos e a operadora estabelecem limites de gasto para o cartão.

Isso quer dizer que o banco ou fintech está emprestando um valor limitado mensalmente. Esse montante deve ser pago de acordo com as faturas mensais, ou seja, a conta com os gastos do cartão de crédito.

Os limites são estabelecidos de acordo com a renda, capacidade de pagamento e comprometimento do salário do cliente.

Caso a fatura não seja paga parcial ou integralmente, o crédito do mês seguinte pode ficar comprometido ou até suspenso, até que a fatura seja quitada na sua totalidade ou apenas uma porcentagem.

Tipos de cartão de crédito

Para saber realmente como funciona o cartão de crédito, é preciso ter em mente que, apesar de parecer que há inúmeras opções disponíveis, existem basicamente dois tipos, de acordo com o Banco Central:

Ambos os cartões de crédito, tanto o básico quanto o diferenciado, podem ser nacionais ou internacionais.

No caso das compras internacionais, é preciso lembrar que a cotação é feita em dólar. Antigamente, o cliente fazia a compra, mas só ficava sabendo o quanto iria pagar quando chegava a fatura, pois a conversão era feita no dia do fechamento da fatura e não no dia da compra.

Contudo, desde março de 2020, o Banco Central tornou obrigatória a cobrança do dólar do dia da compra. Portanto, com a nova regra, o consumidor tem mais segurança na hora de fazer as compras internacionais.

Além disso, o portador do cartão poderá ter mais clareza quanto aos seus gastos, pois as empresas de cartão devem apresentar os valores detalhados na fatura: valor da compra em reais, em dólares, e a taxa de conversão da moeda na data da compra.

Quais são os custos para usar um cartão de crédito

Agora que está mais claro como funciona o cartão de crédito, é o momento de descobrir que, para poder usufruir dessa modalidade de empréstimo pessoal, há alguns custos.

Sim, custos! Além do valor gasto com compras de bens e serviços, a fatura pode conter outras taxas. Pois, mesmo quando se trata de um cartão de crédito básico, é permitida a cobrança de certas tarifas.

Confira quais são:

Juros e financiamento de dívidas

Os juros do cartão de crédito somente podem ser cobrados pelas instituições financeiras caso o cliente atrase o pagamento da fatura, não a pague integralmente ou se o usuário fizer algum saque.

No caso do pagamento do valor mínimo da fatura, o saldo restante poderá ter acréscimo de juros, o que é o chamado crédito rotativo.

O crédito rotativo é uma das cobranças com juros mais altas do mercado. Por isso, é importante sempre tentar quitar completamente o valor da fatura.

Contudo, quando o cliente não paga o valor total e opta por fazer o pagamento de um valor abaixo do valor mínimo, há outros encargos.

Além dos juros rotativos referentes ao saldo restante, poderão ser cobrados também multa e juros de mora (taxa percentual sobre o atraso do pagamento).

Caso o pagamento do valor em atraso não seja efetuado em 30 dias, a emissora do cartão pode propor ao cliente o parcelamento da fatura. Isso porque a dívida não deve ficar por mais de um mês no crédito rotativo. 

Como funciona no caso de cancelamento de cartão de crédito

Caso o cliente opte por cancelar o cartão de crédito, a instituição financeira deve fazê-lo a qualquer momento.

Essa regra vale também para os usuários que ainda tenham dívidas no cartão. Mesmo depois do cancelamento, as parcelas de compras já efetuadas anteriormente pelo cliente continuam sendo enviadas normalmente por fatura.

Viu como é importante entender como funciona o cartão de crédito? Utilizando-o de forma correta e com sabedoria, é possível aproveitar todas as vantagens e evitar surpresas.

Se quiser saber qual é o cartão ideal para você, acesse o nosso site cartões.com.br e escolha o seu!

Sair da versão mobile