Cartões

Como fazer um cartão de crédito: passo a passo para obter o seu

fazer-um-cartão-de-crédito

O cartão de crédito é o meio mais utilizado para pagamentos de compras online, sendo que, a cada dez compras virtuais, sete são pagas com cartão de crédito.

Mesmo com essa popularidade toda, você ainda não tem um cartão disponível? Vamos te ajudar a resolver isso. Confira o passo a passo de como fazer um cartão de crédito e todas as suas vantagens e cuidados.

Como fazer um cartão de crédito

Você pode estar à procura de um cartão por ter atingido a maioridade, por ter uma renda ou até mesmo por estar em busca de um segundo cartão, já que está sem limite.

Seja qual for o motivo, em poucos minutos você saberá como fazer um cartão de crédito. Confira abaixo o passo a passo.

Passo a passo de como fazer um cartão de crédito

O primeiro passo na hora de solicitar um cartão é pensar em qual benefício você deseja obter.

Há clientes que buscam cartões de crédito com anuidade grátis, outros preferem ter descontos em compras e há também quem se interesse por programas de milhas e viagens.  Portanto, existe um tipo de cartão de crédito para cada cliente.

O importante é não pensar somente na tarifa anual ou no que o gerente do banco recomenda. O correto é entender o que você deseja somado às opções que as instituições financeiras oferecem para desenhar o seu perfil de cartão ideal.

Em nosso site cartões.com.br, fica muito fácil de identificar e aprender como fazer um cartão de crédito. Logo na página inicial, são oferecidos quatro principais benefícios. Basta escolher o que melhor combina com o que você procura.

Uma lista de cartões com a vantagem principal escolhida será exposta. Cada opção de cartão mostra se há alguma renda mínima exigida e se a anuidade é gratuita ou se algum valor é cobrado.

É possível, ainda, verificar mais detalhes de cada cartão de crédito, por exemplo, se a modalidade permite saques, se há programas de fidelidade, se existe a opção de cartão adicional etc.

No site também é possível filtrar a pesquisa por banco emissor do cartão de crédito, por valor de renda mínima exigida e até por cartões que aceitam clientes negativados.

Depois de escolher o cartão que melhor se adequa ao seu perfil, é só clicar no botão “Peça já!”, digitar os dados solicitados e clicar novamente no “Peça já!”.

Automaticamente, será aberto o site da emissora do cartão para dar seguimento ao pedido.

Requisitos necessários para fazer um cartão de crédito

Antigamente, quando se pensava em como fazer um cartão de crédito, a primeira pergunta que surgia na cabeça era se havia um rendimento mensal suficiente para o banco aprovar a solicitação.

Entretanto, hoje isso não é mais um impeditivo para um pedido de cartão ser aprovado. Em alguns casos, não é preciso trabalhar com a carteira registrada, ser aposentado ou pensionista, ou ter algum tipo de comprovação de renda.

Porém, apesar dessas características não impedirem a aprovação de um cartão, há outros requisitos necessários para realizar essa solicitação.

São eles:

Outra questão importante na hora pedir um cartão é saber se há alguma restrição no nome em órgãos de proteção ao crédito. Caso você esteja com o nome “sujo”, talvez isso possa dificultar a aprovação.

Mas não se preocupe! Há opções de cartões de crédito para quem está com o nome restrito.

Como fazer um cartão de crédito sem os requisitos necessários

Como dito anteriormente, interessados em ter um cartão de crédito mesmo sem renda nenhuma podem conseguir a aprovação de diferentes emissoras de cartão.

Aqui no cartoes.com.br, por exemplo, há sete tipos de cartões de crédito que não exigem uma renda mínima. Confira quais são:

Ainda, é possível fazer uma pesquisa por cartões que aceitam clientes negativados, ou seja, que, por inadimplência ou outro motivo, tiveram o nome incluído no cadastro de órgãos de proteção ao crédito, como Boa Vista SCPC Consumidor Positivo e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

No momento, há três opções de cartão de crédito para clientes com o nome restrito:

Outro requisito para ter um cartão de crédito é já ter atingido a maioridade. Entretanto, há exceções.

Há modalidades de cartão de crédito para jovens que atingiram 16 anos também. Ainda assim, existem algumas regrinhas e eles precisam se enquadrar em alguma delas. Veja quais são:

Caso não se enquadre em nenhuma das exigências, o jovem pode ter um cartão de crédito próprio por meio de um adicional de um titular responsável.

Mas se você ainda não tem um cartão por não possuir um CPF, veja como tirar a documentação gratuitamente pela internet. Depois, é só seguir os passos acima de como fazer um cartão de crédito.

Como tirar CPF pela internet

Pessoas maiores de 16 anos e que tenham título de eleitor podem fazer a inscrição gratuita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no site da Receita Federal.

Para isso, acesse a página da Receita, clique em “CPF” e, em seguida, em “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil”.

Depois, na página seguinte, clique na opção “Online”, na situação de pessoas de 16 a 25 anos que possuam título de eleitor regular.

Preencha com as informações solicitadas e clique em “Enviar”.

O número de inscrição no CPF é gerado ao final da conclusão do atendimento.

Vantagens do cartão de crédito

Ter um cartão de crédito pode trazer vantagens para a organização financeira do portador. Confira algumas delas:

Cuidados que se deve tomar

É preciso muita cautela na utilização do seu cartão de crédito. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de endividados no Brasil bateu um novo recorde em abril de 2020, alcançando 66,6%.

Entre os diferentes tipos de dívida, a atribuída ao cartão de crédito é a mais apontada pelos brasileiros como a principal modalidade de endividamento: 77,6%.

Para não entrar para esse tipo de estatística, é preciso sempre manter o controle dos gastos e não utilizar mais crédito do que possa pagar.

Em vista disso, é preferível sempre pagar o valor total da fatura até a data de vencimento. Pode até parecer vantajoso pagar somente o mínimo da fatura, mas acredite, não é! Os juros são altos e a dívida por causa do rotativo do cartão de crédito pode se tornar uma bola de neve.

Por isso, não se esqueça, mantenha sua organização financeira e pague sempre o valor total da fatura. Dessa forma, os compromissos são quitados e o cartão fica liberado novamente para fazer outras compras, sem a cobrança de multa, juros ou impostos.

Agora que você já sabe como fazer um cartão de crédito, confira na cartões.com.br qual é a melhor opção para você.

Sair da versão mobile