Cartões

Cartão virtual: saiba como funciona e as vantagens de usá-lo

Cartão-virtual

O uso do cartão de crédito é cada vez mais frequente e comum aos consumidores.

Nesse sentido, algumas modalidades inovadoras surgem para facilitar ainda mais a compra, como o cartão virtual. Você sabe como funciona?

Trata-se de um mecanismo que promete vantagens em relação ao cartão físico, que é o cartão tradicional. Porém, por ser algo novo, é possível que várias dúvidas sobre seu funcionamento possam ocorrer. Afinal, como é que se usa esse cartão? É digital? É seguro? Confira tudo sobre isso agora mesmo!

O que é um cartão virtual?

Diferentemente do cartão tradicional, o cartão virtual não é físico, ou seja, não há um instrumento palpável a ser usado. Isso porque é um tipo de dispositivo que funciona como uma versão do cartão de crédito.

O cartão virtual é temporário e usado para compras online sem o cartão de crédito em mãos. Ou seja, ele é gerado como um mecanismo de segurança a mais, para facilitar pagamentos com o uso da internet.

Nesse sentido, ele foi pensado justamente para evitar fraudes em transações digitais. Portanto, imagine que você deseja comprar em uma loja e está inseguro de informar o número do seu cartão de crédito. Nesse caso, basta gerar um cartão virtual e fazer o pagamento, evitando possíveis clonagens.

Para entender como esse dispositivo funciona, é preciso saber que, embora seja uma versão do seu cartão de crédito, ele usa uma numeração diferente, gerando também outro código de segurança de três dígitos – o que aparece no verso do cartão físico.

Continue acompanhando e entenda como o cartão virtual funciona!

Como funciona este tipo de cartão?

O cartão virtual funciona da seguinte maneira: a cada nova transação, ou seja, toda vez que for gerado e utilizado, ele emite uma numeração e código CVV diferentes.

Além disso, há um prazo para uso do cartão gerado, que vai depender de cada instituição, podendo ser de até 24h, por exemplo.

Caso o cartão virtual emitido expire, ele não poderá ser utilizado novamente, precisando gerar outro. Vale saber também que ele não substitui o cartão físico, pois só pode ser usado para pagamentos online, ou seja, em compras pela internet.

Outro fato importante é que o cartão virtual está vinculado ao limite e meios de pagamento do cartão físico, logo, toda compra feita por ele será faturada no mesmo boleto de cobrança do seu cartão de crédito.

Além disso, não há custos para o uso e solicitação do cartão virtual, porque ele é utilizado por meio do seu cartão atual, então é um mecanismo de segurança a mais que alguns bancos disponibilizam.

Como solicitar

A solicitação do cartão virtual pode ser feita sempre que necessário, afinal, ele tem prazo de validade curto e só pode ser usado uma única vez.

Para fazer essa solicitação, basta que você verifique com o seu banco se há a disponibilidade desse serviço. Em caso afirmativo, saiba que é preciso que o próprio usuário seja titular de um cartão de crédito do mesmo banco.

Normalmente, para realizar a solicitação não há nenhuma burocracia e não é necessário estar com o cartão físico em mãos, bastando que você acesse o aplicativo da instituição e encontre a opção destinada ao cartão virtual.

Esse processo varia de banco para banco, entretanto, de modo geral, você vai precisar da senha do seu cartão de crédito físico para gerar o cartão virtual. Logo que solicitá-lo, você recebe um número temporário para a sua compra online.

Cartão digital vs cartão virtual: qual a diferença?

Cartão virtual, cartão digital, cartão de crédito… são tantos nomes que é comum surgirem dúvidas, mas vamos simplificar!

A questão principal aqui é: o cartão virtual não é físico, é apenas uma versão do seu cartão de crédito, enquanto o cartão digital é um cartão de crédito comum, mas que é contratado de forma totalmente online.

Quando você quer contratar um cartão de crédito, precisa ir até uma agência bancária para isso? Não necessariamente.

Atualmente, com a chegada dos cartões de crédito digitais, isso mudou muito. Agora, muitas instituições estão inovando e disponibilizando serviços totalmente digitais, então é aí que o cartão entra, pois você consegue solicitar um sem precisar sair de casa.

Outra diferença é que o cartão virtual é temporário, enquanto o digital, embora possua validade, é fixo até o vencimento. Além disso, o digital pode ser usado em qualquer tipo de compra, como em lojas físicas, ao passo que o virtual é apenas para compras online.

No mais, vale saber que existem cartões de crédito digitais que possuem a tecnologia do cartão virtual, ou seja, você pode ter um cartão digital e usar uma versão virtual dele para compras online.

Vale a pena usar um cartão virtual?

Agora que você entendeu como funciona o cartão virtual, já percebeu o quão vantajoso é usar um?

Por exemplo, você não paga nada a mais por usar o serviço e, em troca, conta com um sistema de segurança a mais para comprar online e evitar possíveis fraudes e clonagens do cartão de crédito.

Como ele é vinculado ao cartão físico, você pode continuar usando este último normalmente para fazer compras em lojas físicas, por exemplo. Ou seja, o uso de um não impossibilita a utilização de outro.

A maior segurança que o cartão virtual oferece é justamente por contar com um mecanismo que gera números e código CVV diferentes do seu cartão principal, ou seja, não há qualquer risco para o cartão físico.

Outra vantagem é que essa funcionalidade utiliza serviços digitais, ou seja, basta que você tenha acesso à internet e baixe o aplicativo da instituição para poder solicitar um cartão virtual quantas vezes for necessário.

Exemplos de instituições que oferecem o cartão virtual

Ainda não são todas os bancos que disponibilizam esse mecanismo na hora de utilizar seu cartão de crédito e fazer compras, por isso, separamos alguns exemplos para você conhecer:

Agora, você já entendeu tudo sobre como funciona e se vale a pena usar um cartão virtual. A propósito, você está em busca da melhor opção de cartão de crédito? Então conheça nossas ofertas de cartão sem anuidade agora mesmo!

Sair da versão mobile