Cartões

Cartão private label: o que é, vantagens e exemplos

Cartão private label

Você já ouviu falar em cartão private label? É um cartão de crédito de marca própria que traz vantagens tanto aos consumidores quanto às empresas que contratam o serviço.

O cartão private label é uma ferramenta para criar vínculo com o consumidor e fidelizar clientes. Essa estratégia, cada vez mais adotada por lojistas, pode impactar de forma positiva o crescimento do seu negócio.

Ficou interessado? Veja a seguir o que é, as vantagens e alguns exemplos de cartão private label.

O que é cartão private label

Você já deve ter ido a algum supermercado ou loja e ouvido, na hora de pagar, a pergunta do caixa se desejaria utilizar o cartão do estabelecimento. Este é o cartão private label.

Além de oferecer benefícios aos clientes, como programas de descontos, ofertas exclusivas e melhores condições de parcelamento, a empresa expande sua fatia de público, já que pode ser oferecido mesmo às pessoas que não conseguem ter um cartão de crédito com bandeira (como Master, Visa, Credicard, Amex) aprovado.

Normalmente, o cartão private label pode ser usado apenas na rede conveniada do estabelecimento. Esse modelo substituiu o antigo crediário, trazendo melhor custo-benefício para ambos os lados, como menor taxa de juros para o cliente e uma forma de reduzir custos e impulsionar estratégias de marketing para a loja.

A segurança e comodidade por não precisar carregar dinheiro, aliadas à crise financeira, aumentam a preferência do consumidor por parcelamentos, o que leva a um fortalecimento desse meio de pagamento em qualquer cenário.

Vantagens do cartão private label

São muitos os motivos que levam lojas e outros estabelecimentos comerciais a adotarem a estratégia de cartão private label. Veja os detalhes a seguir:

Fidelização

Para estimular o uso do cartão da loja, você pode oferecer benefícios exclusivos como condições extras de parcelamento, promoções, ofertas e programa de pontos que resultam em descontos, brindes ou alguma outra forma de reconhecimento pela preferência.

Esse tratamento “VIP” fará com que o cliente coloque a sua loja no topo da lista na hora de fazer uma compra. É claro que esse comportamento também estará ligado à qualidade de atendimento e do produto.

Fortalecimento da marca

Já ouviu o ditado “quem não é visto não é lembrado”? O cartão private label é uma forma de fazer o seu estabelecimento ser lembrado, pois é a sua identidade visual que estará estampada ali.

É uma mensagem subliminar que estará presente sempre que o consumidor abrir a carteira. “Quem sabe dou uma passadinha lá para ver as novidades? Será que tem novas promoções? Estou mesmo precisando fazer compras.”

Esses são apenas alguns pensamentos que podem surgir ao ver o cartão da loja. E quanto mais clientes tiverem o cartão, maior será o fortalecimento da marca.

Inteligência de mercado

Ao oferecer cartão private label com a sua marca, você terá acesso a um mundo de informações importantes para fomentar ações de marketing direcionadas para cada cliente. Todos os itens que uma pessoa comprou durante o ano, quanto costuma gastar, em que períodos mais visita a loja e adquire seus produtos.

Esses são alguns dados que podem ser usados para traçar o perfil do seu consumidor e empregados em estratégias para otimizar as vendas.

Exemplos de cartões private label no Brasil

Agora que você já sabe o que é um cartão private label e quais suas vantagens, está na hora de conhecer alguns exemplos de empresas que trabalham com esse tipo de meio de pagamento. A ferramenta pode ser aplicada nos mais variados mercados, como supermercado, lojas de moda, de eletro e postos de combustíveis, entre outros.

Renner

O cartão Renner é um dos primeiros cartões private label do Brasil, lançado em 1973. Além de não cobrar anuidade, pode ser usado em outros estabelecimentos da rede, como Camicado e Ashua. Oferece cartões adicionais para dependentes e condições especiais de parcelamento, podendo ser pago pelo aplicativo como também usado em compras online.

Riachuelo

Outra varejista que oferece cartão de marca própria sem bandeira é a Riachuelo. Também tem anuidade gratuita. Nessa modalidade, a loja oferece mais prazo para começar a pagar, opções de parcelamento com e sem juros, cartões adicionais, possibilidade de escolha da data de vencimento das faturas, pagamento pelo aplicativo ou em casas lotéricas e bancos.

Bourbon/Zaffari Card

Os cartões Zaffari/Bourbon, da rede de supermercado e hipermercado, oferecem ofertas exclusivas, prazo estendido de pagamento, parcelamentos promocionais, pontos no programa de fidelidade e descontos em empresas parceiras, como cinemas, farmácias e academia, entre outras.

O que achou do cartão private label? Depois de conhecer as vantagens e exemplos de marcas de destaque, considera que essa pode ser uma opção para o seu negócio? Acesse nosso site e confira outros artigos sobre o assunto!

Sair da versão mobile