Cartões

Cancelar o cartão da Caixa: como proceder passo a passo

Quer cancelar o cartão Caixa, mas não sabe como fazer? Não se preocupe: a solicitação ao banco é simples e pode ser feita tanto presencialmente quanto por telefone. Mas, antes de realizar o pedido, é essencial compreender em quais situações essa decisão vale a pena.

Além disso, você precisa ter em mente que o cancelamento é diferente do bloqueio do cartão. Assim, avaliar qual alternativa é adequada se torna fundamental para tomar a decisão certa. 

Quer entender melhor como e quando cancelar o cartão Caixa? Então, acompanhe as dicas do artigo.

Cancelar ou bloquear o cartão da Caixa 

Conforme mencionamos, é importante compreender que existe uma diferença entre cancelamento e bloqueio de cartão. O bloqueio é um mecanismo de proteção para situações emergenciais, como roubo ou perda de cartão. Com ele, o cartão é bloqueado para evitar o uso indevido por terceiros, mas o cliente pede uma segunda via ao banco.

Já o cancelamento é o recurso usado pelo cliente que não deseja mais utilizar o cartão da Caixa por algum motivo, encerrando a contratação da funcionalidade junto ao banco.

Por que cancelar o cartão da Caixa 

A seguir, descubra as principais situações em que cancelar o cartão Caixa é recomendado:

Você encontrou taxas mais baixas

Cancelar o cartão Caixa pode ser uma alternativa eficaz para o bolso se você encontrou taxas mais baixas em outra instituição financeira. Afinal, vários custos estão envolvidos no uso do cartão de crédito, como taxas por saque e pagamento de contas, por exemplo. 

Sobretudo em bancos digitais, é possível ter isenção ou cobranças mais baixas em relação aos bancos tradicionais. No longo prazo, a redução representa uma economia significativa nas finanças.

Você já tem cartões demais

Conciliar diversos cartões de crédito pode ser um desafio para o orçamento, principalmente se você não tiver um controle financeiro rigoroso. Cancelar o cartão Caixa, nesse caso, é uma opção para concentrar as compras em uma quantidade menor de cartões e reduzir despesas referentes a taxas.

Você quer anuidade zero

Assim como as demais taxas, a anuidade faz diferença no longo prazo. Na Caixa, a cobrança varia de acordo com o cartão do cliente. Há modalidades em que ela não é cobrada, e outras em que pode chegar a quase 1 mil reais para os cartões especiais. 

Se atualmente você paga anuidade, mas encontrou um cartão que oferece isenção, pode ser interessante cancelar o cartão Caixa para economizar. 

Quer buscar outros programas de vantagens

Outra situação em que é possível cancelar o cartão Caixa é a busca por um programa de vantagens específico. Existem vários, desde programas de pontos e de milhagem até descontos em supermercados e postos de gasolina. O ideal é avaliar o benefício mais relevante para você, e assim decidir se o cancelamento do cartão vale a pena.

Como cancelar o cartão da Caixa 

Agora que você sabe em quais situações é interessante cancelar o cartão Caixa, confira o passo a passo para fazer a solicitação ao banco.

1. Avalie se é a opção certa

Antes de cancelar o cartão Caixa, é essencial avaliar se vale a pena. Compare todas as características com as dos demais cartões do mercado, desde taxas e anuidade até os benefícios oferecidos. Dessa forma, é possível tomar uma decisão segura e evitar arrependimentos depois.

2. Solicite o cancelamento

Se você está decidido a cancelar o cartão Caixa, o procedimento é simples. A solicitação de cancelamento pode ser feita presencialmente ou por telefone:

Em uma agência Caixa

Para solicitar o cancelamento presencialmente, você deve se dirigir a uma agência da Caixa. No site, é possível localizar o ponto de atendimento mais próximo de onde você mora, filtrando por estado e cidade.

Por telefone

Por telefone, você deve ligar para a central de atendimento da Caixa pelo número 0800-726-0101. Informe o procedimento ao atendente e siga as orientações para finalizar o cancelamento.

Vale destacar que cancelar o cartão não significa que você terá que se desvincular da Caixa. Mesmo sem o cartão, é possível manter outros produtos financeiros da instituição, como a conta-corrente, por exemplo.

3. Escolha um novo cartão

Por fim, se o seu objetivo era trocar o cartão da Caixa por outra opção do mercado, é preciso avaliar diversos cartões. Assim, você encontra aquele que é mais adequado para o seu perfil. Vários critérios devem entrar na avaliação: instituição financeira, bandeira, anuidade, taxas, benefícios, limite e renda fixa. Portanto, faça uma análise completa.

E aí, viu como é fácil cancelar o cartão Caixa depois de avaliar se essa é a opção certa para você? Se gostou das dicas, não se esqueça de compartilhar este artigo.

Sair da versão mobile