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Bloquear cartão: tudo o que você precisa saber

Bloquear cartão: tudo o que você precisa saber

Passar por roubos, fraudes e perdas é uma grande dor de cabeça. Uma etapa indispensável nesse processo, no entanto, é bloquear cartão de crédito o quanto antes.

Saiba como fazer o bloqueio, motivos que podem exigir  esse procedimento  e dicas de como evitar a situação.

Maneiras de bloquear cartão de crédito

Os motivos que levam um cliente a ter que bloquear um cartão de crédito podem não ser dos mais agradáveis, mas as instituições financeiras disponibilizam canais de fácil acesso para que o processo seja simples e rápido.

Veja as opções mais comuns para bloquear cartão de crédito:

Por telefone

É possível realizar o procedimento por telefone, se você tiver acesso ao serviço de comunicação no momento do bloqueio. Normalmente, os números de telefone para contato com o banco ou operadora estão inscritos na parte de trás do cartão de crédito.Se você não tiver acesso ao cartão de crédito, as informações podem ser encontradas nos sites oficiais das instituições financeiras. Em geral, o atendimento para bloqueio de cartão acontece 24 horas por dia, todos os dias.

Por aplicativo

Além de poder bloquear  o cartão por telefone, grandes instituições financeiras e fintechs permitem que a  solicitação seja feita por aplicativo.

Para isso, é necessário que o cliente tenha o aplicativo do cartão de crédito ou da administradora instalado no smartphone ou tablet. Após fazer o login com os dados pessoais, é só buscar a opção de bloqueio de cartão e seguir as instruções.

Bloqueio pelo banco

Depois de passar por roubos ou perdas, é natural que o próprio cliente solicite o bloqueio do cartão. Mas e quando isso acontece por parte do próprio banco ou instituição financeira?

Veja os principais motivos:

Falta de pagamento

O banco pode bloquear o cartão de clientes que não fizerem o pagamento total ou parcial de suas faturas. O procedimento  não é feito de forma imediata e o banco pode entrar em contato com o usuário antes para tentar negociar.

Além do bloqueio, o cliente pode entrar no crédito rotativo, com alta taxa de juros,e ter seu score prejudicado.

Fraudes

Compras feitas em lugares distantes, pequenas transações seguidas e compras atípicas são indícios de fraude e levam o banco a bloquear o cartão de crédito por questões de segurança.

É comum que o banco faça o bloqueio por conta própria e só depois comunique o cliente por conta dos indícios fraudulentos.

Manutenção

Os sistemas dos bancos podem passar por manutenções que exigem  a suspensão dos cartões de crédito de forma temporária.  Neste caso, é necessário que a instituição avise previamente seus clientes.

Dicas de segurança para evitar bloquear o cartão

Algumas vezes, o bloqueio do cartão pode ser evitado com algumas dicas de segurança. Confira:

Use o sistema de aproximação

Muitas administradoras de cartão de crédito já oferecem a tecnologia de pagamento por aproximação ou contactless. Com ela, não é preciso entregar o cartão para que alguém passe na máquina, evitando golpes como a troca de cartões.

Use apenas dispositivos pessoais

Usar um smartphone ou um computador público para fazer compras pode expôr os dados do seu cartão de crédito a terceiros.

Sempre use seus próprios dispositivos e evite acessar sites de procedência duvidosa e clicar em links suspeitos.

Monitore sua fatura

É possível solicitar que sua administradora ative uma  função para acompanhar as movimentações do cartão de crédito via SMS. Algumas empresas  também disponibilizam essa função por aplicativo.

Com isso, o cliente sabe imediatamente se o seu cartão está sendo usado por terceiros.

Ative o cartão virtual

Se você usa muito o seu cartão para fazer compras online, ativar um cartão virtual pode ser uma boa ideia. Ele gera uma numeração vinculada ao cartão convencional para que você não precise digitar as informações reais dele nas compras pela internet.

Bloqueio e cancelamento: entenda a diferença

Os termos podem confundir, mas é importante que o cliente saiba a diferença entre bloqueio e cancelamento antes de fazer a sua solicitação ao banco.

Bloqueio

O bloqueio é uma ação temporária, usada, em geral, em caso de roubo, furto, fraude ou perda do seu cartão de crédito. Essa ação evita que terceiros tenham acesso aos seus dados e façam compras em seu nome.

O cliente poderá voltar a usar o cartão de crédito assim que receber uma nova via e fazer o desbloqueio.

Cancelamento

Ao contrário do bloqueio, o cancelamento, normalmente, é solicitado pelo cliente que não quer mais o cartão de crédito. Os serviços são suspensos de forma permanente e o contrato se encerra. Ou seja, não é gerada uma nova via do cartão. 

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