;

Bloquear o cartão Itaú: manual prático de segurança

Bloquear o cartão Itaú: manual prático de segurança

Precisa bloquear o cartão Itaú e não sabe como? O processo é simples, mas deve ser feito imediatamente em casos de extravio ou roubo do cartão. O bloqueio pode ser feito online, pelo internet banking, e pela central telefônica do banco.

Mas lembre-se de que, ao fazer a solicitação, o cartão é inviabilizado de forma irreversível. É um modo de garantir a sua segurança e impedir que terceiros tentem realizar o desbloqueio. 

Neste artigo, descubra o passo a passo para bloquear o cartão Itaú e as medidas de segurança ao obter a segunda via.

Quando bloquear o cartão Itaú

A seguir, descubra quais são as ocasiões em que é necessário bloquear o cartão Itaú para garantir a sua segurança:

Cobranças indevidas

Cobranças indevidas na fatura também são motivo para bloquear o cartão Itaú, sobretudo porque o cartão pode ter sido alvo de fraudes ou clonagem. Mas, para isso, é necessário ficar atento a todos os itens cobrados antes de efetuar o pagamento. Caso contrário, as cobranças podem passar despercebidas.

Extravio do cartão

A perda do cartão é uma situação comum que demanda o bloqueio imediato, evitando que terceiros façam uso indevido dele caso o encontrem. O processo é necessário independentemente de o cartão ter senha.

Roubo ou furto

Em caso de roubo ou furto, você também deve bloquear o cartão Itaú imediatamente. Além disso, nessa situação, é válido registrar um boletim de ocorrência.

Falecimento do titular

Por fim, também é necessário fazer o bloqueio do cartão e encerramento da conta em caso de falecimento do titular.

Como bloquear o cartão Itaú

Se você precisa bloquear o cartão Itaú, confira abaixo o passo a passo para solicitar ao banco:

Roubo ou perda

Em caso de roubo ou perda, o bloqueio do cartão pode ser feito imediatamente pelo internet banking.

1. Entre no internet banking

O primeiro passo é fazer login no internet banking com os números da agência, conta e senha eletrônica. É possível acessar a conta pelo site do Itaú e pelo aplicativo do banco no smartphone.

2. Faça o cancelamento

Ao acessar sua conta, digite “bloquear cartão de crédito” no campo de busca. Em seguida, faça o cancelamento na opção que aparecerá na tela. Lembre-se de que, ao fazer o bloqueio, o cartão é inviabilizado para compras, e o processo é irreversível.

3. Solicite a segunda via

Depois de bloquear o cartão Itaú, peça a segunda via. Para isso, digite “solicitar segunda via de cartão” no campo de busca. Aí, você precisa esperar que o novo cartão seja enviado pelo banco.

Outros motivos de cancelamento

Se o motivo para bloquear o cartão Itaú não for perda ou roubo, a solicitação deve ser feita junto à central de cartão de crédito, por telefone:

  • Clientes Itaucard: 3003-3030 ou 0800-720-3030
  • Clientes Itaú Múltiplo: 4004-4828 ou 0800-970-4828
  • Clientes no exterior: 55 11 2155-4828
  • Clientes Black e Infinite no exterior: 55 11 2322-4828
  • Cartões Empresariais: 3003-0030 ou 0800-720-0030

O horário de atendimento da central de cartão de crédito é de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h.

Depois de bloquear o cartão Itaú: reforce a segurança

Após bloquear o cartão Itaú e solicitar a segunda via, é necessário reforçar a segurança para evitar o uso indevido. Descubra as medidas essenciais:

Adote uma senha mais complexa

Reforçar a senha do cartão é essencial para garantir que, em caso de roubo ou perda, ele não será utilizado por terceiros. Por isso, a senha não deve conter datas de nascimento ou sequências numéricas óbvias. 

Periodicamente, também vale alterar a senha. Mas tenha cuidado: não é recomendado anotar senhas em papéis ou no celular. Por isso, garanta uma sequência forte, mas que você tenha certeza de que vai decorar.

Compre em lojas on-line seguras

Outro cuidado para evitar fraudes é comprar em lojas on-line seguras, que têm credibilidade no mercado. Afinal, você vai ter que inserir os dados do cartão para efetuar uma compra. Se o site for falso ou não oferecer a devida segurança, essas informações podem ser roubadas por estelionatários. Então, pesquise sobre o e-commerce antes de realizar uma transação.

Confira os detalhes da fatura

Conforme vimos, cobranças indevidas na fatura são indicativos de fraude. Então, mensalmente, analise todos os itens da fatura antes de efetuar o pagamento. Em caso de movimentação suspeita, entre em contato com o banco.

E aí, gostou das dicas? Siga estas orientações se precisar bloquear o cartão Itaú e não se esqueça de reforçar a qualidade da senha ao pedir um novo cartão para o banco. Aproveite para compartilhar este artigo com familiares e amigos que também possuem conta no Itaú.