;

Bloquear o cartão BB: manual prático de segurança

Bloquear o cartão BB: manual prático de segurança

Conhecer o passo a passo para bloquear o cartão BB é essencial para não perder tempo em uma situação emergencial. Assim, você evita que terceiros utilizem o crédito de forma indevida e mantém a sua segurança financeira. 

Mas, afinal, em quais ocasiões é necessário solicitar o bloqueio? Quais são as medidas de segurança que você deve implementar no dia a dia em relação ao uso do cartão de crédito? 

Neste guia, compilamos as recomendações mais importantes e o que fazer se você tiver que bloquear o cartão BB. Acompanhe as dicas.

Quando bloquear o cartão BB

Nos próximos tópicos, conheça as ocasiões em que é necessário bloquear o cartão BB:

Roubo ou furto

Se você teve o cartão roubado ou furtado, é imprescindível bloquear o cartão BB imediatamente. Só assim é possível ter a garantia de que terceiros não vão usar o cartão de forma indevida.

Perda 

Cartão extraviado também demanda bloqueio, principalmente porque existe a possibilidade de estar perdido em um local público ou estabelecimento comercial. Da mesma forma, o bloqueio é o passo básico para garantir a segurança financeira.

Cobranças indevidas

Ao perceber cobranças indevidas que você não realizou, solicite o bloqueio. O cartão pode ter sido clonado ou alvo de fraude. Em uma situação como essa, também entre em contato com o banco para resolver o problema.

Falecimento do titular

Também é preciso bloquear o cartão em caso de falecimento do titular. Lembre-se de que, nesse caso, você também deve solicitar o encerramento de conta ao banco.

Redução temporária de gastos

Por fim, bloquear o cartão para reduzir gastos temporariamente pode ser uma estratégia para quem precisa elevar o controle financeiro ou não tem mais interesse em fazer compras na função crédito.

Como bloquear o cartão BB

Agora, confira o passo a passo e descubra como bloquear o cartão BB quando necessário:

1. Solicite o bloqueio provisório por SMS

O primeiro passo é fazer o bloqueio provisório do cartão por SMS. Para isso, envie um SMS para o número 4004-0001 com a mensagem BLnnnn (BL + os quatro números finais do cartão). Ao fazer isso, o cartão é bloqueado de imediato, o que garante rapidez em situações de emergência. A solicitação pode ser feita a qualquer momento.

2. Faça o bloqueio definitivo por telefone

Em seguida, é preciso confirmar o bloqueio provisório do cartão BB. Depois de enviar o SMS, você receberá uma mensagem de volta informando que o bloqueio foi bem-sucedido. Aí, ligue para a central de atendimento do Banco do Brasil para confirmar a operação e solicitar o bloqueio definitivo. Se necessário, você pode contestar compras indevidas.

3. Peça a segunda via do cartão

Ainda em contato com a central de atendimento, solicite a segunda via do cartão. A central fica disponível 24 horas por dia, todos os dias. Os números são os seguintes:

  • 4004-0001: capitais e regiões metropolitanas
  • 0800-729-0001: demais localidades

Depois de bloquear o cartão BB

Agora você já sabe como bloquear o cartão BB e solicitar a segunda via. O que fazer então para aumentar a sua segurança financeira ao usar o cartão no dia a dia? Coloque em prática as recomendações a seguir: 

Crie uma senha forte

É importante não utilizar a mesma senha anterior no novo cartão. Pelo contrário, escolha uma sequência numérica não óbvia: não é recomendado usar datas de nascimento ou números de documentos, por exemplo. Além disso, não anote a senha em papéis ou no celular e altere a combinação com regularidade.

Use o cartão virtual

Outra dica é usar o cartão virtual do Banco do Brasil para fazer compras on-line. A principal vantagem é a proteção: o número e o código de segurança são próprios do cartão virtual, o que ajuda a preservar os dados do cartão físico. Mesmo assim, não se esqueça de verificar a credibilidade do e-commerce antes de inserir os dados na plataforma.

Controle a fatura

Conforme já frisamos, cobranças suspeitas na fatura são indicativos de fraude. Por isso, é essencial controlar todos itens do boleto do cartão mensalmente. Se você identificar uma transação que não realizou, entre em contato com o banco imediatamente.

Além disso, fique atento às mensagens que o banco envia por SMS informando sobre compras realizadas. Se não reconhecer uma transação, solicite o bloqueio imediato.

Não empreste o cartão

Evite emprestar o cartão de crédito para terceiros. Ele é de uso pessoal, e a senha não pode ser compartilhada. Trata-se de um cuidado financeiro básico.

E aí, entendeu como bloquear o cartão BB? Saber qual é o passo a passo é fundamental para não perder tempo em emergências. Se você curtiu as recomendações deste artigo, compartilhe.