Cartões

6 dicas imperdíveis para aumentar o limite do cartão de crédito

Usar o cartão de crédito no dia a dia é uma forma de obter mais praticidade e até melhorar a sua organização financeira. No entanto, os valores disponíveis para o uso nem sempre são suficientes, o que exige soluções para aumentar o limite do cartão de crédito. Ao contrário do que parece, essa não é uma situação difícil.

O processo requer algumas mudanças para que o seu perfil se torne “elegível” para receber um aumento nesse sentido. Com os novos hábitos, a aprovação de um valor maior fica mais simples. A seguir, confira 6 dicas imperdíveis para colocar em prática!

1. Organize sua conta bancária

Uma das bases para a definição do limite de crédito é a sua conta bancária. Com base nas movimentações e nas informações apresentadas, o banco definirá quanto será possível gastar no cartão.

Por isso, uma dica é organizar a sua conta bancária atrelada ao cartão. Comece a direcionar todos os recebimentos para ela e movimente-a com maior frequência. É algo que demonstrará para o banco que você tem recursos suficientes para pagar uma fatura mais alta.

Além disso, atualize a sua renda mensal, caso ela tenha sido ampliada. Em muitas situações, é essencial para aumentar o limite do cartão de crédito sem dificuldades.

2. Evite o crédito rotativo

O crédito rotativo é “ativado” ao pagar o chamado valor mínimo da fatura. O restante da cobrança passa a sofrer a incidência dos juros que podem chegar a mais de 300% ao ano.

Além de isso prejudicar o seu orçamento, não é uma prática bem-vista pelos bancos. Afinal, embora a possibilidade esteja disponível, é uma espécie de dívida com a operadora, o que indica que você anda com dificuldades no orçamento.

Como o objetivo é aumentar o limite do cartão, procure pagar o valor total da fatura e sempre em dia. Ao apresentar um comportamento adimplente, é possível ampliar as suas chances.

3. Demonstre a utilidade do cartão

Dificilmente você receberá um limite maior se a operadora entender que não precisa realmente dele. Como consequência, a impressão é que o valor concedido atualmente já atende as suas necessidades.

Para evitar que essa seja a ideia, demonstre a utilidade do cartão. Comece a usá-lo com maior frequência, especialmente nas compras em que não houver juros no parcelamento.

Vale a pena quitar as contas do cotidiano com esse meio de pagamento. Ao usar todo ou boa parte do limite disponível, você prova que necessita de um aumento para comportar todos os gastos.

4. Aumente seus pontos

Também é interessante se cadastrar no programa de fidelidade do seu cartão, o qual oferece pontos de acordo com o uso. Ainda é comum que ocorram algumas parcerias entre empresas, acumulando mais valores em certas compras.

Aumentar os seus pontos demonstra engajamento com a oferta criada pela operadora e denota consistência. Afinal, é preciso juntar determinados valores para fazer a troca, e isso mostra que você pretende manter o uso.

Confira quais são as regras do programa de pontuação e, se possível, concentre os gastos para acumular o máximo possível em um só lugar.

5. Entre em contato com a instituição bancária

Na maioria das vezes, a instituição vai analisar o seu perfil e notar a necessidade de aumentar o limite do cartão de crédito. No entanto, pode ser que isso não aconteça tão rápido quanto o desejado. Nesse caso, o ideal é entrar em contato com o banco.

Busque o responsável por sua conta, como o gerente, e converse sobre a necessidade de obter uma mudança de valor. Inclusive, vale utilizar as alterações no perfil de uso como argumento.

Em certos cartões, a solicitação pode ser feita pelo aplicativo, então vale a pena conferir se essa é uma possibilidade.

6. Mude de banco

Mesmo com todos os esforços, a instituição bancária pode se negar a aumentar o seu limite. Considerando que realmente seja necessário ampliar esse valor, a mudança de banco se torna a única alternativa.

Aproveite esse momento para negociar com outras instituições e peça propostas nesse sentido. Dependendo da sua renda e do seu perfil, existem modelos de cartão sem limites preestabelecidos.

Ao encontrar uma opção vantajosa e que atenda as suas necessidades, é só fazer a troca e explorar as vantagens do valor ampliado para o gasto.

Se quiser aumentar o limite do cartão de crédito, desenvolva esses novos hábitos para demonstrar ao banco seu interesse — e suas possibilidades. Assim, você poderá utilizar essa forma de pagamento em novas oportunidades.

Como essa é uma das dicas mais importantes, aproveite para entender por que é melhor evitar o pagamento apenas do mínimo.

Sair da versão mobile