Cartões

O que é anuidade diferenciada do cartão?

anuidade diferenciada

A taxa de anuidade é uma das primeiras coisas que vem em mente quando o assunto é cartão de crédito. Muitas pessoas não sabem, mas há mais de um tipo, como a  convencional e a diferenciada.

Se você quer saber o que são elas e conhecer suas  diferenças, acompanhe o texto a seguir:

Taxa de anuidade

A anuidade é uma taxa cobrada pelas instituições financeiras que emitem os cartões de crédito. Ela serve para cobrir gastos com o serviço prestado, como atendimento, administração, emissão de fatura e monitoramento de fraudes, por exemplo.

Algumas vezes, a taxa de anuidade também cobre vantagens oferecidas aos clientes, como programas de pontos, milhas ou descontos exclusivos em lojas parceiras.

Em geral, quanto mais exclusiva for a categoria do cartão de crédito, mais cara será a taxa e melhores  serão os benefícios para os clientes. Logo, quanto mais básica for a categoria do cartão, mais barata será a anuidade e menores, serão os benefícios.

Como o valor é definido

As taxas de anuidade  são reguladas no Brasil pelo Banco Central.

Elas não são fixas e podem variar de instituição para instituição. Muitos bancos , inclusive, abrem seus canais de atendimento para negociação de taxas  menores ou gratuidade no primeiro ano, por exemplo.

Muitas pessoas podem não saber, mas há dois tipos de taxa: a anuidade convencional e a anuidade diferenciada. Também há casos de instituições financeiras que não cobram a taxa de anuidade de cartão de crédito de  seus clientes.

Anuidade diferenciada

Se houver cobrança de anuidade, uma das opções dadas ao cliente é de escolher pelo modelo de anuidade diferenciada. O seu valor, normalmente, é mais elevado do que a anuidade convencional, mas há vantagem na forma de pagamento.

O cliente faz o pagamento por mensalidades, normalmente, em doze vezes. Isso torna o valor dessas parcelas mais baixo. Independentemente do uso do cartão, o valor mensal é cobrado na fatura do cliente.

 Anuidade convencional

O outro modelo  de cobrança é o de anuidade convencional. O seu valor total é mais baixo, mas a sua forma de pagamento não acontece em doze vezes, como na anuidade diferenciada.

A cobrança da taxa é feita em um pagamento único ou, em alguns casos, dividida em até três vezes, no máximo.

Anuidade diferenciada x convencional: prós e contras de cada

Os prós e os contras da anuidade diferenciada e da anuidade convencional variam de caso para caso. A convencional pode ser mais interessante para aquelas pessoas que prezam por valores totais menores e mais transparência no pagamento.

Já a anuidade diferenciada, pode ser mais interessante caso a renda mensal do cliente não seja tão alta. Pagar o valor completo da anuidade ou dividi-lo em poucas vezes pode ser inviável para muitos, que preferem pagar um pouco mais em parcelas menores ao decorrer do ano.

É interessante parar um momento e analisar o seu caso para decidir qual é a melhor opção. Comece fazendo um comparativo entre a sua renda e as  formas de pagamento.

Se for o caso, é interessante ligar para a instituição financeira do cartão para tirar dúvidas e fazer a negociação da anuidade do seu cartão de crédito.

Encontre o cartão ideal para você

Quer saber qual é a opção de cartão de crédito ideal para você? Acesse o nosso site e selecione o benefício que deseja ter entre milhas, descontos em supermercados e compras, e até mesmo anuidade zero. Confira agora!

Sair da versão mobile